Como lidar com a sombra psicologia?

Índice

Como lidar com a sombra psicologia?

Como lidar com a sombra psicologia?

Sob o ponto de vista do psicólogo, aceitar que há essa dimensão desconhecida em si mesmo pode ser uma boa forma de “ficar de bem” com o lado sombra. “Aceitar que não conhecemos tudo, que não temos controle de tudo, que nem tudo está ao alcance da nossa compreensão seria, a meu ver, um bom começo”, aponta.

O que é o lado sombra?

Segundo o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung, o lado sombra, também chamado do “lado obscuro ou negro” é aquela parte do inconsciente que desprezamos, escondemos ou rejeitamos.

Como lidar com o lado sombra?

A melhor maneira de lidar com sua sombra é aceitá-la, entender que ela existe, compreender o sentimento que ela traz e deixar ir embora. Utilize sua sombra para impulsionar pensamentos e atitudes positivas, tente pensar em como fazer dela algo positivo em você. Se não se ocupar com sua sombra ela se ocupará com você.

Qual o conceito de sombra para Jung?

Jung classificou a Sombra como um dos principais arquétipos do inconsciente pessoal. Por “arquétipos”, entenda-se um conjunto de estruturas inatas e herdadas do inconsciente coletivo, que servem para dar sentido à existência (JUNG, 1996).

Quanto mais forte a luz maior à sombra?

Quanto mais perto o objeto estiver da luz, mais autêntica será o formato de sua sombra; quanto mais longe da origem de luz, maior ela ficará. Sabe-se que existem dois tipos de sombras: a sombra própria e a sombra projetada. A sombra própria é quando ela é formada pelo objeto ou por algum efeito de luz sobre o objeto.

Como lidar com a minha sombra?

Como ultrapassar a sombra Fugir da sombra não é a melhor opção. Ignorada, ela continuará a existir. Reconhecer e assimilar os aspectos reprimidos da psique é a chave para entender e trabalhar com a sombra. E para trabalhar com a sua própria escuridão, você deve encontrá-la e dar um nome a ela.

O que é penumbra e sombra?

Essa região que não foi atingida pelos raios de luz é denominada de sombra, que, por definição, é entendida como uma região onde não há luz. Quando a fonte a que o objeto estiver exposto for extensa, haverá a formação da sombra e o surgimento de um contorno mais claro ao redor da sombra denominado de penumbra.

Como trabalhar minha sombra?

Inicie a prática analisando seus pensamentos e sentimentos sobre as pessoas que convive. Observe os momentos em que você se sente emocionalmente afetado e pergunte a si mesmo: “eu estou projetando alguma coisa? ”. Lembre-se que também podemos projetar nossas próprias qualidades em outra pessoa que as possua.

O que é persona e sombra?

A Sombra e a Persona são opostos, polaridades do ego e que provem do Self. Aqueles traços que nós não gostamos, ou preferimos ignorar, se juntam para formar o que Jung chamou de Sombra.

Onde há muita luz as sombras são mais profundas?

Goethe: Onde há muita luz, mais forte é a sombra.

Postagens relacionadas: