Quais são os casos de fatoração?
Quais são os casos de fatoração?
Então confira os links a seguir com explicações e exemplos sobre as formas de fatoração:
- 1° caso: Fator comum.
- 2° Caso: Agrupamento.
- 3° Caso: Trinômio Quadrado Perfeito.
- 4° Caso: Trinômio do tipo x² + Sx + P.
- 5° Caso: Diferença de dois quadrados.
- 6° Caso: Soma de dois cubos.
- 7° Caso: Diferença de dois cubos.
Como simplificar um binômio?
Fatorando binômios para resolver equações. Some e subtraia para que um lado da equação equivalha a zero. Essa estratégia confia em um dos fatos mais básicos da matemática: qualquer número multiplicado por zero equivale a zero. Portanto, se a equação equivaler a zero, então um dos termos deve ser zero!
Quando se usa fatoração?
Para que usar? Usamos a fatoração para que o número seja fatorado e reescrito como uma multiplicação de números naturais na qual todos os fatores são primos.
O que é fator comum exemplos?
Fatoração: Fator Comum em Evidência O polinômio x² + 2x possui forma fatorada, veja: x² + 2x .: podemos dizer que o monômio x é comum a todos os termos, então vamos colocá-lo em evidência e dividir cada termo do polinômio x² + 2x por x. Concluímos que x (x + 2) é a forma fatorada do polinômio x² + 2x.
Como ordenar um binômio?
Ordene os termos do binômio para facilitar sua leitura. Um binômio nada mais é do que a adição ou subtração de dois números, no qual pelo menos um deles contém uma variável. Às vezes, essas variáveis possuem exponentes, como .
Como fazer um número binômio pela primeira vez?
Ao fatorar um número binômios pela primeira vez, pode ser mais fácil reorganizar as equações com variáveis ascendentes, ou seja, o maior exponente ficando no final. Por exemplo: Veja como o sinal de subtração permanece na frente do 2. Se um termo é subtraído, mantenha o sinal de negativo na frente dele.
Como multiplicar dois binômios entre si?
Quando você multiplica dois binômios entre si usando a distributiva, acaba com um trinômio (uma expressão com três termos) na forma a x 2 + b x+ c, na qual “a”, “b” e “c” são números comuns. Se você começar com uma equação na mesma forma, é possível fatorá-la, transformando-a de volta em dois binômios.
Como fazer um fator mais elaborado?
Procure fatores mais elaborados. Às vezes, o fator pode envolver variáveis, ou talvez você precise fatorar algumas vezes até encontrar a expressão mais simples possível. Aqui estão alguns exemplos: Não se esqueça de fatorar o novo trinômio mais uma vez, usando as etapas do início.