O que é necessário para provar alienação parental?
O que é necessário para provar alienação parental?
Como identificar e provar alienação parental?
- Registre os padrões comportamentais. Entender e conhecer o comportamento do seu filho ou a criança e adolescente que você acompanha é o primeiro passo para identificar alienação parental. ...
- Fique atento aos sinais que o filho dá ...
- Converse com seu filho. ...
- Fale com seu advogado.
O que a lei diz sobre alienação parental?
A lei define alienação parental como o conjunto de práticas promovidas ou induzidas por um dos pais ou por quem tenha um adolescente ou criança sob sua autoridade, guarda ou vigilância, com o objetivo de levá-lo a repudiar o outro genitor ou impedir, dificultar ou destruir vínculos entre ambos.
Quem pode fazer alienação parental?
Qualquer ato de um dos pais, dos avós ou do guardião da criança que a induza a repudiar um dos genitores, ou que dificulte o estabelecimento ou a manutenção do vínculo da criança (ou adolescente) com um dos genitores pode configurar ato de alienação parental!
Qual o problema da alienação parental?
A alienação parental é um grande problema dentro das famílias brasileiras e faz parte da rotina de profissionais ligados à Justiça da Família, Infância e Juventude.
Por que a denúncia de “alienação parental” é crime?
Considerando que a denúncia de ocorrência de “alienação parental” é fato gravíssimo, podendo inclusive incluir fatos delituosos, embora a conduta em si ainda não seja considerada crime, recomendo “muita cautela” ao advogado responsável por efetivá-la.
Quais são as características do genitor alienante?
A Lei 12.318 /10 é clara com relação às características do genitor alienante, em seu art. 2º, III, IV e VII especificamente, veja: