Qual a delegacia de crime virtuais?
Qual a delegacia de crime virtuais?
A Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) funciona no 16º andar do Palácio da Polícia Civil, no Centro. A DCCIBER é subordinada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na Zona Norte da capital paulista.
Tem como registrar boletim de ocorrência pela internet?
O sistema Sinesp Delegacia Virtual - DEVIR foi desenvolvido com o propósito de facilitar o acesso do cidadão ao serviço de registro de ocorrência policial, permitindo a comunicação on-line de crimes e fatos atípicos e o registro automatizado do boletim de ocorrência pela unidade de polícia competente.
Qual a melhor forma de evitar o crime virtual?
Após essas três etapas, a denúncia do crime virtual estará completa e cabe a vítima aguardar a investigação policial. Embora muitos casos possam não ser solucionados, a denúncia é a melhor forma de evitar que os criminosos sigam praticando esses crimes.
Como ocorrem os crimes virtuais na internet?
Crimes virtuais podem ocorrer em espaços aparentemente seguros, como os comentários num post do Facebook. Nessas situações, a internet apenas amplia o alcance de atos ilícitos como a calúnia e a difamação. Foi o que aconteceu em julho de 2015 com a jornalista Maria Júlia Coutinho.
Como proceder com o cibercrime?
A partir daí há, por parte da autoridade policial, a instauração de um inquérito a fim de investigar o ocorrido para que seja feita uma denúncia formal e posterior instauração de uma ação judicial. Mas, em se tratando de um crime cometido no mundo virtual - um cibercrime - como proceder?
Como é possível denunciar crimes via internet?
Em estados como Rio Grande do Sul e São Paulo é possível denunciar desde roubos e furtos de objetos e documentos até maus-tratos a animais. Já em estados como Bahia e Minas Gerais somente é possível registrar um pequeno número de crimes via Internet, como furtos e extravio de documentos.