O que precisa para fazer IATF?

Índice

O que precisa para fazer IATF?

O que precisa para fazer IATF?

Vacas com bom escore corporal (2,5 ou mais, em uma escala de 1 a 5). Aporte alimentar suficiente para evitar perdas de peso. Controle sanitário eficiente (brucelose/ leptospirose/ IBR/ BVD/ Campilobacteriose/ etc). Veterinário capacitado para implantar o programa de IATF.

O que é IATF em gado leiteiro?

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma técnica desenvolvida para suprir as deficiências da inseminação tradicional, evitando falhas reprodutivas, sendo uma importante ferramenta que auxilia na melhora dos índices reprodutivos dos rebanhos leiteiros.

O que é protocolo em vacas?

Protocolos hormonais têm sido utilizados para sincronizar a ovulação, permitindo inseminar vacas sem a detecção de cio, estes protocolos são desenvolvidos para aumentar a taxa de serviço, ou seja, inseminar mais vacas, entretanto, diversos fatores podem impactar na fertilidades das vacas submetidas ao protocolo de IATF ...

Como fazer IATF nas vacas?

A indução de cio na IATF é feita através da administração de fármacos que visam controlar a ovulação das vacas. Dentre os hormônios descritos no protocolo, a inclusão do eCG é a parte responsável pelo alcance dos animais em anestro.

Quem pode fazer IATF?

A IATF em bovinos pode ser usada em rebanhos que estejam com o manejo nutricional, sanitário e reprodutivo adequados. As fêmeas precisam estar em boa condição corporal (score elevado) e acima de 45 de após o parto.

Quanto custa um protocolo de IATF?

E quanto custa tudo isto? O custo médio de um programa reprodutivo de IATF pode variar entre R$ 40,00 e R$60,00/animal dependendo do protocolo e do sêmen escolhido.

Como aplicar IATF?

  1. Descrição.
  2. Dia 0 - Inserir o CIDR®/DIB® ou DIB® 0,5 e aplicar 2,0 mL de Gonadiol®
  3. Dia 7 - Aplicar 2,5 mL de Lutalyse®
  4. Dia 9 - Retirar o dispositivo, aplicar 0,3 mL de E.C.P.® e 1,0 mL de Novormon®
  5. Dia 11 - IATF.
  6. Descrição.
  7. Dia 0 - Inserir o CIDR® (1º a 4º uso) ou DIB® (1º a 3º uso)

Por que utilizar IATF?

A inseminação artificial (IA) - seja com observação de cio ou em tempo fixo (IATF) - traz inúmeras vantagens como: melhor controle zootécnico; permite realizar diferentes cruzamentos; favorece a seleção e o melhoramento genético; permite a escolha da data do parto; facilita a organização dos manejos; possibilita melhor ...

O que é protocolo hormonal?

Os protocolos hormonais podem ser utilizados para induzir a ovulação e restabelecer a atividade ovariana dos animais com boa condição corporal em anestro no pós-parto recente. Os fármacos administrados nos protocolos mimetizam os hormônios produzidos pelo organismo, revertendo algumas causas de anestro.

Quem pode fazer inseminação artificial em bovinos?

Um bom inseminador deve ser capacitado para realizar a inseminação artificial, ser responsável, organizado, dedicado ao trabalho, honesto e gostar de exercer sua função. O inseminador deve estar sempre atento à observação dos animais e aplicar as boas práticas de higiene durante todo o processo.

Postagens relacionadas: