Como deve ser elaborado a conceituação de caso?
Índice
- Como deve ser elaborado a conceituação de caso?
- Como e quando se faz uma conceituação cognitiva?
- O que inclui a conceituação cognitiva do paciente?
- O que são crenças centrais e intermediárias?
- O que inclui a conceituação cognitiva do paciente e por que pode ser importante para a consecução da terapia?
- O que é formulação de caso na TCC?
- O que é diagrama de conceitualização cognitiva?
- O que é conceituação e formulação?
- Como foi testada a terapia cognitivo-comportamental?
- Qual é a psicoterapia cognitivo-comportamental?
- Como o terapeuta pode produzir uma mudança cognitiva?
- Quais são as distorções cognitivas?
Como deve ser elaborado a conceituação de caso?
Kuyken, Padesky e Dudley (2010) definem a conceitualização de caso como um processo no qual terapeuta e cliente participam visando, inicialmente, descrever e, em seguida, explicar as dificuldades apresentadas pelo cliente.
Como e quando se faz uma conceituação cognitiva?
A Conceituação Cognitiva, também chamada de Conceitualização Cognitiva, é uma técnica utilizada na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para melhor compreensão do caso e maior adesão do cliente ao processo terapêutico.
O que inclui a conceituação cognitiva do paciente?
Conceituação Cognitiva é a formulação do caso, embasada na concepção cognitiva dos transtornos emocionais do paciente. ... Os mecanismos cognitivos, afetivos e comportamentais que ele desenvolveu para enfrentar suas crenças disfuncionais; Como ele percebe a si mesmo, os outros e o mundo.
O que são crenças centrais e intermediárias?
Crenças intermediárias: São os pressupostos subjacentes ou condicionais, ou seja, um conjunto de regras, atitudes ou suposições. ... Elas norteiam os comportamentos do sujeito, são muito imperativas e estão diretamente ligadas as crenças centrais.
O que inclui a conceituação cognitiva do paciente e por que pode ser importante para a consecução da terapia?
A conceitualização cognitiva é uma técnica de compreensão do caso e de adesão ao tratamento por parte do cliente. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), conceitualizar o caso significa traçar um panorama de como o cliente funciona e a partir disso, propor a forma mais eficaz de intervenção.
O que é formulação de caso na TCC?
A formulação de caso é um método e uma estratégia clínica que utiliza o modelo cognitivo e a teoria em TCC para elaborar colabora- tivamente com o paciente uma descrição de suas dificuldades atuais, uma compreensão de seus padrões maladaptativos, uma teoria sobre por que e como esses padrões se desenvolveram e ...
O que é diagrama de conceitualização cognitiva?
Um recurso para traçar as intervenções na Terapia Cognitivo Comportamental. Desde o início do tratamento, o terapeuta desenvolve (idealmente de forma colaborativa, como sempre) uma conceitualização cognitiva do paciente. ... Este instrumento servirá como um guia para construção da conceitualização cognitiva do seu paciente ...
O que é conceituação e formulação?
A conceitualização cognitiva, formulação, conceituação ou enquadre cognitivo comportamental é o receptáculo sistematizado de todas as informações, medições, intervenções que se fizerem necessárias para o melhor conhecimento do paciente.
Como foi testada a terapia cognitivo-comportamental?
A terapia cognitivo-comportamental tem sido amplamente testada desde que foram publicados os primeiros estudos científi cos, em 1977 (Rush, Beck, Kovacs e Hollon]
Qual é a psicoterapia cognitivo-comportamental?
O QUE É TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL? Aaron Beck desenvolveu uma forma de psicoterapia no início da década de 1960, a qual denominou originalmente “terapia cognitiva”.
Como o terapeuta pode produzir uma mudança cognitiva?
O terapeuta procura produzir de várias formas uma mudança cognitiva – modifi cação no pensa- mento e no sistema de crenças do paciente – para produzir uma mudança emocional e comportamental duradoura.
Quais são as distorções cognitivas?
Assim, este tipo de abordagem visa a identificação de crenças e pensamentos disfuncionais, chamados de distorções cognitivas, averígua a realidade e corrige-os, de forma a mudar essas crenças distorcidas, que se encontram subjacentes a estes pensamentos.