O que é aspiração traqueal?

Índice

O que é aspiração traqueal?

O que é aspiração traqueal?

A aspiração endotraqueal é um procedimento que visa manter as vias aéreas pérvias, removendo, de forma mecânica, secreções pulmonares acumuladas, sobretudo em pacientes com via aérea artificial(1).

Quais os tipos de sonda de aspiração?

Sondas de aspiração Existem dois tipos: sondas rígidas e sondas flexíveis. Sondas de sucção flexíveis (French) podem ser usadas para secreções finas no nariz, boca e hipofaringe, bem como para a aspiração profunda através do tubo endotraqueal.

Qual é a sonda de aspiração?

Indicação: A sonda de aspiração traqueal é indicada a pacientes impossibilitados de eliminar as secreções ou pacientes intubados ou ainda traqueostomizados. Consiste em retirar a secreção traqueobrônquica e orofaríngea através de uma sonda ligada a um aparelho de sucção manual ou de máquina elétrica.

Como é realizada a aspiração traqueal?

Geralmente, tal procedimento é executado por enfermeiros treinados ou até mesmo por fisioterapeutas, em Unidades de Cuidados Intensivos. A aspiração traqueal permite a desobstrução das vias aéreas da pessoa, facilitando a melhora significativa na troca-gasosa. Como a Aspiração traqueal é realizada? Proteger a extensão em uma embalagem limpa e seca.

Quando é preciso fazer aspiração?

Como garante a qualidade de vida, é preciso saber de que maneira fazer aspiração. Em geral, o processo é indicado quando o indivíduo está agitado, com alterações respiratórias e/ou com dificuldade para expelir a secreção. Em alguns casos, como quando há obstrução ou hemorragia, a etapa não é recomendada.

Como usar a sonda de aspiração?

Também é importante que a pessoa fique parada, para que a sonda entre devagar na via respiratória. Feita a preparação inicial, é o momento de conectar a sonda ao aspirador. As válvulas devem ser compatíveis e a sonda de aspiração é, normalmente, menor do que a que está no paciente.

Como calcular o tamanho do cateter de aspiração?

Realizar a anotação do procedimento realizado, quantidade e características das secreções e eventuais intercorrências. 1 Para calcular o tamanho do cateter de aspiração multiplique o diâmetro interno da cânula por dois e, então, subtraia o valor quatro. O valore resultante será o diâmetro do cateter de aspiração (Day et al, 2002).

Postagens relacionadas: