Como vacina contra dengue pode ajudar a conter a proliferação da doença?

Índice

Como vacina contra dengue pode ajudar a conter a proliferação da doença?

Como vacina contra dengue pode ajudar a conter a proliferação da doença?

A vacina contra a dengue é fabricada utilizando-se um vírus da dengue atenuado, ou seja, em uma forma incapaz de causar a doença. Apesar de ser incapaz de causar dengue no paciente, o vírus permite que o sistema imunológico produza anticorpos contra ele, garantindo uma proteção contra a doença.

Quais benefícios a vacinação contra a dengue poderá trazer a população?

No estudo de fase 3, a vacina demonstrou eficácia geral de 80,2% na prevenção de casos confirmados de dengue. A proteção foi ainda maior contra hospitalizações (90%) e dengue hemorrágica, a versão mais grave da doença (85%).

Porque a vacina da dengue não deve ser tomada?

Estudos apontaram risco de reações em pacientes que receberam doses da 'Dengvaxia'. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a recomendar nesta quarta-feira (29) que a vacina da dengue, vendida na rede privada na maior parte do Brasil, não seja tomada por quem nunca teve a doença.

O que deve ser feito para evitar a dengue?

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de ...

Quando a vacina da dengue foi desenvolvida?

É um grave problema de saúde pública, por isso, medidas que visam ao controle da doença são fundamentais para garantir a saúde da população. Em dezembro de 2015, foi lançada a primeira vacina contra a dengue.

Qual a importância da vacina contra a dengue?

A vacina contra dengue é uma vacina criada para prevenir a manifestação do vírus. Como a dengue é um vírus incurável e que pode levar a complicações sérias, dependendo de sua infecção, a vacina é uma forma de prevenir a doença, principalmente suas formas mais graves.

Quanto à vacina Dengvaxia quais são os riscos eminentes para os pacientes que venham a se vacinar?

As reações adversas mais frequentes observadas nos estudos clínicos foram febre, dor de cabeça, dor no local da injeção, mal-estar e dor muscular. Outras reações comuns foram reações no local da injeção, como vermelhidão, hematoma, inchaço e coceira.

Como o médico pode afirmar que a vacina da dengue disponível não é indicada As pessoas que nunca foram infectadas?

Mas o que leva a esse aumento no risco para quem nunca teve contato com o vírus? De acordo com a Anvisa, isso ocorre porque a vacina, neste caso, seria interpretada pelo organismo do paciente soronegativo como uma primeira infecção. Em geral, novas infecções por dengue tendem a ser mais graves do que a primeira.

Como prevenir e cuidar para não ser contaminado pela dengue?

Veja como evitar a dengue.

  1. Eliminar os focos de água parada. ...
  2. Evite ser picado pelo mosquito. ...
  3. Tome a vacina da dengue. ...
  4. Fique sempre atento.

Postagens relacionadas: