Como fazer a curva de compactação?

Índice

Como fazer a curva de compactação?

Como fazer a curva de compactação?

- Curva de compactação - é obtida marcando-se, em ordenadas, os valores dos pesos específicos secos (γd) e, em abicissas, os teores de umidade correspondentes (w); - Peso específico seco máximo (γdmáx) - é a ordenada máxima da curva de compactação; - Umidade ótima (wot) - é o teor de umidade correspondente ao peso ...

Como é realizado o ensaio de Proctor?

O ensaio consiste em compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, fazendo-se variar a umidade de forma a obter o ponto de compactação máxima no qual obtém-se a umidade ótima de compactação.

O que é uma curva de compactação?

As curvas de compactação para os equipamentos e o número de passadas, desempenham o mesmo papel que o número de golpes de soquete em laboratório. Para um dado equipamento, a energia de compactação é diretamente proporcional ao número de passadas e inversamente proporcional à espessura da camada compactada.

Qual o grau de compactação?

O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.

Quais os parâmetros do ensaio de Proctor normal?

Tabela 3 – Parâmetros de compactação do ensaio Proctor.

  • Energia. Massa do soquete. (kg)
  • Número de. Camadas. Número de Golpes.
  • por camada. Volume do. cilindro (cm3)
  • Normal. 4,5. ...
  • Intermediária. 4,5. ...
  • Modificada. 4,5. ...
  • Tabela 4 – Valores de energia do ensaio Proctor. Energia. Energia por volume (J/cm3) Energia por massa (J/g)
  • Normal. 0,59.

O que significa 95% do Proctor normal?

Grau de Compactação O comparativo resulta em uma porcentagem sendo, normalmente especificada em 95% em relação ao ensaio de Proctor Normal para corpo de aterro e 100% para as camadas finais do aterro.

Como calcular a saturação do solo?

Ca% = Ca ÷ CTC x 100. Assim é possível se calcular a saturação de todas as bases individualmente e expressa-las em porcentagem. As bases determinadas na análise do solo são cálcio, magnésio, potássio e sódio. Estas são expressas em porcentagem como índice de saturação.

Quais são os índices de saturação?

Os índices de saturação apresentados no laudo de Análise Química do Solo da Laborsolo se referem à razão do teor encontrado na amostra em relação percentual com a CTC pH 7,0, ou CTC total. Por exemplo, a saturação de cálcio é o seu teor dividido pela CTC total e multiplicado por 100, ou seja: Ca% = Ca ÷ CTC x 100.

Como calcular a saturação de alumínio?

Ressalta-se, porém, que a saturação de alumínio é calculada em função da CTC efetiva, pois a pH 7,0 não há alumínio tóxico. Dai que Al% = (Al ÷ CTC efetiva) x 100. Portanto, caso ocorra a presença de alumínio no solo, a saturação total será maior que 100%, pois a saturação de alumínio será maior em função do CTC efetiva.

Como calcular a saturação de cálcio?

Por exemplo, a saturação de cálcio é o seu teor dividido pela CTC total e multiplicado por 100, ou seja: Ca% = Ca ÷ CTC x 100. Assim é possível se calcular a saturação de todas as bases individualmente e expressa-las em porcentagem. As bases determinadas na análise do solo são cálcio, magnésio, potássio e sódio.

Postagens relacionadas: