O que a tuberculose causa no sistema respiratório?

Índice

O que a tuberculose causa no sistema respiratório?

O que a tuberculose causa no sistema respiratório?

A tuberculose é uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões. Esta infecção pulmonar causa sintomas como febre, tosse, expetoração, perda de peso, dor no peito, entre outros, conforme veremos adiante com maior detalhe.

Quais são os órgãos que a tuberculose pode afetar?

Atinge principalmente os pulmões (forma pulmonar), porém outros órgãos podem ser afetados como: rins, ossos, olhos, entre outros, sendo estas denominadas como tuberculose extrapulmonar.

O que é tuberculose respiratória?

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.

Onde a tuberculose atua?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Quais os principais sintomas da tuberculose em sua forma pulmonar?

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva....Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

  • Febre vespertina.
  • Sudorese noturna.
  • Emagrecimento.
  • Cansaço/fadiga.

Quem é mais afetado pela tuberculose?

Segundo informações do Ministério da Saúde, homens entre 25 e 40 anos são mais afetados pela tuberculose, fato que pode estar conectado ao estilo de vida dessas pessoas.

Quais são os sintomas da tuberculose pulmonar?

Quais são os sintomas? O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

Como se transmite a tuberculose?

Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não têm papel importante na transmissão da doença. A tuberculose NÃO se transmite por objetos compartilhados, como talheres, copos, entre outros.

Quais são as manifestações clínicas da tuberculose?

Quais são as manifestações clínicas da tuberculose? A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, principalmente a positiva à baciloscopia, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.

Quais são os exames de tuberculose?

Juntamente com as radiografias de tórax, sempre devem ser realizados exames laboratoriais (baciloscopias e/ou teste rápido molecular e cultura) na tentativa de buscar o diagnóstico bacteriológico. O diagnóstico clínico pode ser considerado, na impossibilidade de se comprovar a tuberculose por meio de exames laboratoriais.

Postagens relacionadas: