Quando a varíola chegou ao Brasil?

Índice

Quando a varíola chegou ao Brasil?

Quando a varíola chegou ao Brasil?

A varíola foi introduzida no Brasil pelos “descobridores” europeus. Com o processo de colonização, a doença foi se disseminando. A primeira referência foi feita por José de Anchieta, em 1561, e a primeira epidemia registrada data de 1563. A vacina chegou ao Brasil em 1804.

Como foi a epidemia da varíola?

Ao longo da História a doença ocorreu em surtos. Estima-se que no século XVIII morressem de varíola na Europa cerca de 400 000 pessoas por ano e que um terço dos casos resultasse em cegueira. Entre as mortes causadas por varíola estão as de três monarcas reinantes e uma rainha consorte.

Como a varíola foi erradicada?

A vacinação levou a uma redução de 9.600 casos e 160 mortes, em 1962, para 3.623 casos e 20 mortes, em 1966, quando a CNCV foi extinta e criada a CEV (Campanha de Erradicação da Varíola), em resposta à pressão internacional.

Quantas pessoas morreram no Brasil de varíola?

na Bahia, e chegou até São Paulo, matando pelo menos 30 mil índios. Em 1599, devastou o Rio de Janeiro, fazendo mais de 3 mil vítimas, entre indígenas e negros. Meseba-ayba, a doença maligna – era como os tupis chamaram a varíola.

Que ano surgiu a varíola?

Surgiu na África, mais ou menos em 10 mil a.C., de um vírus que provavelmente veio do camelo (!). Até as múmias egípcias têm marcas na pele que sugerem varíola.

Em que ano foi a varíola?

Ela teria surgido na Índia, existindo descrições na Ásia e África antes mesmo da era cristã. No Brasil, a doença foi descrita pela primeira vez em 1563, na Bahia. A varíola é provocada por um vírus transmitido, principalmente, por gotículas eliminadas pelo doente.

Como surgiu a varíola?

As descrições inequívocas da doença foram documentadas em China do século IV, Índia do século VII, e a região mediterrânea, assim como Ásia do sudoeste do século X. Calcula-se que a varíola estêve introduzida a Europa entre os 5os e 7os séculos, com epidemias freqüentes durante a Idade Média.

Quanto tempo durou a epidemia de varíola?

Tratava-se da varíola, do- ença infecto-contagiosa exclusiva do homem, causada por um vírus chama- do Orthopoxvirus variolae. Para que se tenha uma idéia de sua magnitude, só durante os 80 anos em que esteve ativa, no século passado, a varíola matou mais de 300 milhões de indiví- duos.

Quais foram os últimos casos de varíola no Brasil?

Os últimos episódios de varíola no Brasil aconteceram no início da década de 70, no Rio de Janeiro. Desde então, não há mais casos no país. Visto não ter cura, a vacina contra a varíola é a única forma de prevenção contra o vírus da doença. Saiba quais foram as Maiores pandemias da história da humanidade.

Qual a origem da varíola?

Ela teria surgido na Índia, existindo descrições na Ásia e África antes mesmo da era cristã. No Brasil, a doença foi descrita pela primeira vez em 1563, na Bahia. A varíola é provocada por um vírus transmitido, principalmente, por gotículas eliminadas pelo doente.

Quais são os sintomas da varíola?

Os principais sintomas da varíola são: 1 Febre alta 2 Náuseas e vômitos 3 Dor de cabeça 4 Dores no corpo 5 Mal-estar 6 Prostração 7 Pústulas pelo corpo 8 Coceira

Quando foi introduzida a varíola na Europa?

As descrições inequívocas da doença foram documentadas em China do século IV, Índia do século VII e região mediterrânea, assim como Ásia do sudoeste do século X. Calcula-se que a varíola estêve introduzida a Europa entre os 5os e 7os séculos, com epidemias freqüentes durante a Idade Média.

Postagens relacionadas: