O que é uma declaração simplificada de importação?
Índice
- O que é uma declaração simplificada de importação?
- Como fazer a importação simplificada?
- Como registrar DSI?
- O que deve constar na declaração de importação?
- Como preencher a declaração de importação?
- Qual o significado da Declaração de importação?
- Por que o processo de importação deva ser simplificado?
- Como entregar a declaração de importação e documentos instrutivos?
O que é uma declaração simplificada de importação?
A declaração de importação tem como objetivo permitir ao importador a formulação da declaração de importação que servirá de base ao despacho aduaneiro de importação.
Como fazer a importação simplificada?
Para fazer a importação simplificada, não precisa ter alguma habilitação específica, qualquer empresa, tendo CNPJ pode fazer importações simplificadas legalmente. O valor máximo de importação deve ser de 3 mil dólares por OPERAÇÃO, pondendo o importador executar várias operações por mês.
Como registrar DSI?
Art. 7o A DSI será registrada por solicitação do importador ou seu representante, mediante a sua numeração automática única, seqüencial e nacional, reiniciada a cada ano, pelo Siscomex.
O que deve constar na declaração de importação?
A declaração de importação deve conter, entre outras informações:
- A identidade do importador e do comprador da mercadoria;
- Informações da carga (volume, peso, unidades de transporte);
- Classificação fiscal da mercadoria;
- Valor aduaneiro;
- Identificação da origem;
- Procedência e aquisição.
Como preencher a declaração de importação?
O preenchimento da Declaração de Importação se divide em dois formulários, a saber: Ao acessar a função Elaborar Solicitação de DI, deverão ser preenchidos os dados gerais da DI. Este formulário, para Declaração de Importação do tipo Consumo, é composto de seis abas:
Qual o significado da Declaração de importação?
DSI significa Declaração Simplificada de Importação que por sua vez é uma “variação mais simples” da DI (Declaração de Importação). Porém, o uso da DSI é permitido em apenas algumas situações, as quais descrevemos abaixo. São tipos de declaração de importação: DI (Declaração de Importação) e DSI (Declaração Simplificada de Importação).
Por que o processo de importação deva ser simplificado?
Existem diversas situações as quais a Administração Pública entende que o processo de importação deva ser simplificado. Para esses casos existe a Declaração Simplificada de Importação (DSI), normatizada atualmente pela Instrução Normativa SRF nº 611/06.
Como entregar a declaração de importação e documentos instrutivos?
Entregar a Declaração Simplificada de Importação e documentos instrutivos. O Dossiê de Atendimento está disponível no e-CAC por código de acesso e certificado digital em Legislação e Processo/Processos Digitais (e-Processo)/ Abrir Dossiê de Atendimento. g) Nota Fiscal de saída, quando for o caso.