Como deve ser feita a declaração de imposto de renda de pessoa autônoma?

Índice

Como deve ser feita a declaração de imposto de renda de pessoa autônoma?

Como deve ser feita a declaração de imposto de renda de pessoa autônoma?

Nesse caso, o profissional autônomo é responsável por recolher o imposto mensalmente por meio do programa Carnê-Leão. O programa calcula o IR devido e emite uma DARF, documento usado para o recolhimento do imposto que pode ser pago em qualquer banco até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do pagamento.

Como Fazer Declaração de imposto de renda de psicólogo?

Os valores informados nos recibos recebidos do psicólogo devem ser lançados na ficha Pagamentos Efetuados com o código 12 – Psicólogos no Brasil. Os seguintes campos devem ser preenchidos: Despesa realizada com: Informe se o pagamento refere-se ao titular da declaração, dependente ou alimentado.

Por que declarar o imposto de renda?

Por que declarar o Imposto de Renda? O autônomo deve declarar o Imposto de Renda para estar em dia com a Receita Federal e também para poder ter um comprovante de rendimentos válido para facilitar a contratação de serviços e financiamentos. Isso porque, com o documento, é possível saber mais detalhes sobre a realidade financeira da pessoa.

Como declarar os rendimentos recebidos de pessoas jurídicas?

Resposta do contador: Os rendimentos recebidos de pessoas físicas devem ser declarados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior”. Se forem recebidos de pessoas jurídicas, declare na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.

Será que gastos com aulas de pilates são dedutíveis no imposto de renda?

Pergunta: "Gastos com aulas de pilates feitas por recomendação médica e aplicadas por fisioterapeuta são dedutíveis no Imposto de Renda ?" Resposta: Segundo Valter Koppe, supervisor regional do Imposto de Renda em São Paulo, gastos com fisioterapeuta são despesas médicas dedutíveis.

Como comprovar a renda do profissional?

Se a renda do profissional for menor que a estabelecida pela Receita Federal ele é declarado como isento. Por outro lado, pode comprovar sua renda através do Recibo de Pagamento de Autônomo ( RPA ), Documento de Arrecadação de Receitas Federais ( DARF) e extratos bancários.

Postagens relacionadas: