Como fazer a desoneração da folha de pagamento na sefip?
Índice
- Como fazer a desoneração da folha de pagamento na sefip?
- Onde lançar o valor da desoneração na sefip?
- O que é desoneração da folha salarial?
- Qual o regime de desoneração de folha de pagamento?
- Qual a metodologia de cálculo da desoneração da Folha de pagamento?
- Como optar pela desoneração?
- Quando começou a discussão sobre a desoneração?
Como fazer a desoneração da folha de pagamento na sefip?
Como Informar a Compensação Referente a Desoneração da Folha no SEFIP. No menu: Arquivo/ Cadastrar Rotinas Especiais, deverá ser selecionada a rotina do SEFIP gerada mensalmente. Na guia “Opções”, verificar a pergunta: “Tem valores à compensar?” Deve estar informado “Sim”.
Onde lançar o valor da desoneração na sefip?
No Administração de Pessoal, esta compensação é tratada pelo campo Desoneração da folha, na tela de geração da Sefip (FRLISFIP). Ao informar a opção "1 - Gerar diferença como compensação" neste campo, o sistema verificará se existe desoneração e qual a diferença para o valor onerado.
O que é desoneração da folha salarial?
Na prática, a desoneração da folha de pagamentos faz com que a contribuição obrigatória que o empregador deve fazer para a previdência pública, em vez de incidir sobre a folha de pagamentos, passe a incidir sobre o faturamento da empresa.
Qual o regime de desoneração de folha de pagamento?
O regime de desoneração de folha de pagamento foi incluído oficialmente no ordenamento jurídico no ano de 2011, através da Medida Provisória 540.
Qual a metodologia de cálculo da desoneração da Folha de pagamento?
Além disso, a metodologia de cálculo da desoneração da folha de pagamento, considera o efeito do disposto no parágrafo 1º do artigo da Lei 12.546/2011, a qual estabelece que, a parcela de contribuição previdenciária patronal permaneceu sobre a folha de salários. Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Como optar pela desoneração?
Mas vamos mostrar algumas atividades comuns que podem optar: A Lei 13.161/2015 definiu que a desoneração será um processo facultativo. Ou seja, a empresa deve verificar se é mais vantajoso pagar o tributo da forma tradicional, sobre a folha de pagamento, ou utilizar o benefício, que tem a alíquota aplicada sobre a receita bruta.
Quando começou a discussão sobre a desoneração?
As últimas atualizações sobre a desoneração ocorreram em julho de 2020, quando, por meio da MP 936, houve a tentativa de prorrogá-la até 2021. Em um primeiro momento, o texto foi vetado e a desoneração tinha previsão de término em dezembro de 2020. Porém, em novembro de 2020, o Congresso derrubou o veto.