O que a vitamina D faz no corpo?

Índice

O que a vitamina D faz no corpo?

O que a vitamina D faz no corpo?

A vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. É responsável pela saúde de nossos ossos, e tem um papel importante na força muscular.

Como ocorre a produção de vitamina D no organismo?

Cerca de 80% da vitamina D é produzida na pele após exposição à radiação ultravioleta B. Em caso de exposição prolongada à radiação, existe mecanismo intrínseco de regulação da produção cutânea, que previne a superprodução e consequente intoxicação pela vitamina D endógena.

Qual é a importância da vitamina D para o nosso corpo?

Muito se fala em vitamina D e na sua importância para a saúde. Seus principais benefícios são regular a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo, manter o cérebro funcionando, fortificar ossos, dentes e músculos. Para as mulheres, ela é fundamental na prevenção da osteoporose.

Como ocorre a síntese produção de vitamina D no tecido?

A síntese de vitamina D ocorre por meio da ação dos raios ultravioletas na pele e, por isso, a exposição ao sol de forma controlada é fundamental para a saúde. O processo se inicia bem rápido, poucas horas após a radiação atingir as células da pele.

Onde a vitamina D é ativada?

O fígado estoca a vitamina D na forma de calcidiol e quando o organismo tem necessidade, uma parte deste depósito é transportado até os rins que é quem fará a transformação em calcitriol, que é realmente a forma ativa da Vitamina D.

Quais são as doenças causadas pela falta de vitamina D?

Quais são as doenças causadas pela falta de vitamina D?

  1. Diabetes. A deficiência da vitamina provoca a intolerância à glicose, altera a secreção de insulina e, com isso, faz surgir a Diabetes tipo 2. ...
  2. Gripes e resfriados. ...
  3. Asma. ...
  4. Fraturas. ...
  5. Depressão.

O que acontece quando a vitamina D está baixa?

A depressão, doenças cardiovasculares, risco na gravidez, diabetes, problemas no sistema músculo-esquelético, doenças autoimunes, risco de morte prematura e o autismo podem ser patologias desenvolvidas pela baixa de vitamina D.

O que a falta de vitamina D pode causar em nosso corpo?

A deficiência de vitamina D pode causar dores musculares, fraqueza e dor óssea em pessoas de todas as idades. Os espasmos musculares (tetania) podem ser o primeiro sinal de raquitismo em bebês. Eles são causados por um baixo nível de cálcio no sangue em pessoas com deficiência grave de vitamina D.

Quais os benefícios da vitamina D para a pele?

Um dos principais benefícios da vitamina D para a pele é o seu poder de renovação das células. Quando a vitamina D é sintetizada pelo sol, ela passa por uma reação química que faz as células se dividirem e renovarem. Esse processo melhora a elasticidade da pele e faz com que os contornos da pele pareçam mais definidos.

Qual a forma mais comum de vitamina D no organismo?

A 25(OH)D é representa a reserva de vitamina D no organismo, é a forma mais comumente dosada nos exames laboratoriais. Uma segunda reação acontece no rim, quando a 25(OH)D recebe mais uma hidroxila para se transformar na sua forma ativa: a 1,25(OH)2D ou calcitriol, ou ser na forma inativa 24,25(OH)2D.

Quais são os benefícios da vitamina D?

Os benefícios da vitamina D são obtidos através do consumo regular de alimentos ricos nessa vitamina e da exposição solar, que ativa a produção de vitamina D ...

Como a vitamina D pode ser obtida?

A vitamina D pode ser obtida na alimentação e por meio da síntese cutânea. A vitamina D pode ser obtida pelo organismo de duas formas: alimentação e síntese cutânea. Apesar do que muitos pensam, a alimentação contribui pouco para nossa obtenção dessa vitamina, cerca de 90% dela são provenientes da síntese cutânea.

Como suprir a necessidade diária de vitamina D?

"Entretanto, para suprir a necessidade diária de vitamina D, é necessário o consumo de grandes quantidades desses alimentos. Por isso, a principal fonte no nosso organismo vem da sua síntese na pele, por ação da luz solar", orienta Marcondes.

Postagens relacionadas: