O que são as variantes linguísticas e como devem ser ensinadas em sala de aula?

Índice

O que são as variantes linguísticas e como devem ser ensinadas em sala de aula?

O que são as variantes linguísticas e como devem ser ensinadas em sala de aula?

O estudo das variedades linguísticas tem a missão de ligar a aprendizagem e o respeito às diferenças vocabulares. ... Compreendendo que as escolas e os professores devem buscar tornar o processo de ensino/aprendizagem dos alunos algo significativo valorizando a individualidade, quanto a sua maneira de falar.

Qual é a relevância de trabalhar a variação linguística no âmbito escolar?

Levando em conta essas percepções, o trabalho com a variação linguística passa a ser considerado de suma importância no trabalho da sala de aula, para que os discentes possam reduzir ou superar o pensamento de que existe uma língua “certa” em oposição a uma língua “errada”, melhor ou pior.

Qual é o papel da escola perante a norma padrão e as variedades linguísticas?

O papel da escola e do docente, nessa prática de ensino, não é, então, substituir uma Língua por outra, mas sim conscientizar os alunos das diferenças linguísticas existentes e ensiná-los a adequar os seus discursos, sejam eles escritos ou falados ao contexto vivido no momento, tendo em vista também a quem se destinará ...

Como o professor pode explorar as variações existentes?

 Nas produções textuais, o professor poderá sugerir diversas modalidades para o texto, trabalhando a questão da linguagem informal. Ele deverá ser construído utilizando-se de um linguajar caipira, ou ainda produzir um diálogo baseado na linguagem utilizada nas salas de bate-papo, e outros.

Como trabalhar a variação linguística na sala de aula?

Ler textos de autores renomados de nossa literatura e identificar as variações linguísticas existentes nos mesmos. Identificar as características, geográficas e históricas das obras. Identificar e classificar as variações linguísticas. Escrever textos que contemplem as variações do estado de origem do aluno.

O que é variações linguisticas dê exemplos?

São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.

Qual é a importância da variação linguística?

A importância das variações reside no fato de que elas são elementos históricos, formadores de identidades e capazes de manter estruturas de poder.

Qual a importância da variação linguística para a convivência social?

A variedade regional é um instrumento de identidade de um grupo social, ou seja, os hábitos culturais, o uso do linguajar da região é um motivo de orgulho para quem o possui. Nas grandes metrópoles brasileiras, os falantes detentores de maior poder político e econômico possuem mais prestígio.

O que é o ensino da norma padrão?

A norma padrão é, sem dúvida, necessária e fundamental ponto de referência e comunicabilidade na medida que permite ao usuário de uma língua um código comum para se expressar e ser seguido e entendido por todos com a finalidade de facilitar as formas de expressão, pois língua é conhecimento e regras também, sem dúvida.

Qual a função da norma padrão da língua em relação às diversidades linguísticas?

A norma culta é indispensável e tão importante quanto as variações linguísticas. A norma culta rege um idioma, aponta caminhos e deve ser estudada na escola para que assim todos tenham acesso às diferentes formas de pensar a língua.

Qual a variação linguística?

A variação linguística é o modo em que a língua se diferencia das outras de um modo sistemático e coerente, que irá variar do contexto histórico, geográfico, como também cultural. Como afirma BELINE (2007). Em sentido bastante amplo, podemos de início pensar em diferentes línguas que existem no mundo. Falamos português no Brasil.

Quais são as variações da língua portuguesa?

Variações da língua portuguesa, tipologia de variedades linguísticas, norma padrão do português, norma não padrão do português e procedência e análise de dados. 2. O PRECONCEITO LINGUÍSTICO O preconceito é um juízo preconcebido o qual se manifesta em atos discriminatórios que intimidam a vítima.

Quais são as diferenças lingüísticas dentro de sala de aula?

O projeto demostra a importância de compreender e aceitar as diferenças lingüística dentro de sala de aula, como um ponto de partida para uma nova era de ensino-aprendizagem que vise a inclusão real dessa cultura, e não mais concepções arraigadas de preconceitos sobre ela.

Como o preconceito linguístico pode prejudicar os docentes?

Nesta pesquisa, pretende-se também provocar uma autorreflexão por parte dos docentes, de como lidar com a variação linguística dentro da sala de aula, como reagir ao ver os discentes usando o português não padrão? Isto é certo ou errado? Como a prática do preconceito linguístico pode prejudicar os docentes?

Postagens relacionadas: