Como calcular a inversa de um matriz?
Como calcular a inversa de um matriz?
Para determinar a matriz inversa de uma matriz quadrada A de ordem n, basta descobrir uma matriz B tal que a multiplicação entre elas tenha como resultado uma matriz identidade de ordem n. Dizemos que B é a inversa de A e é representada por A-1.
Como encontrar a matriz inversa de uma matriz?
Encontrar a matriz inversa de uma matriz conhecida é um processo que envolve multiplicação e igualdade de matrizes. Vejamos como ocorre este processo partindo da definição de uma matriz inversa. Seja A uma matriz quadrada de ordem n, e X uma matriz tal que A.X = I n e X.A = I n (onde I n é a matriz identidade).
Como fazer uma multiplicação pela matriz inversa?
Esse caso se trata de uma operação inversa. De modo semelhante, como não há operador de divisão para matrizes, é preciso fazer uma multiplicação pela matriz inversa. Calcular a inversa de uma matriz 3x3 à mão é um trabalho bastante tedioso, mas que vale a pena revisar.
Como calcular a inversa da matriz adjunta?
No caso de uma matriz de ordem 2, o cálculo da inversa pelo método da matriz adjunta pode ser resumido da seguinte forma: Exemplo: Vamos calcular a inversa da matriz do exemplo anterior utilizando esse método: Então, a inversa é dada por:
Como é introduzida uma fórmula de matriz?
Caso contrário, a fórmula tem de ser introduzida como uma fórmula de matriz legada ao selecionar primeiro o intervalo de saída, inserir a fórmula na célula superior esquerda do intervalo de saída e, em seguida, premir CTRL+SHIFT+ENTER para confirmar. O Excel insere automaticamente parênteses retos no início e no fim da fórmula.