Como fazer a limpeza de uma ferida?
Como fazer a limpeza de uma ferida?
Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.
Como limpar e proteger um ferimento?
Como cuidar dos ferimentos na pele?
- Limpeza com água e sabão. A maioria dos pequenos ferimentos pode ser tratada com uma simples limpeza utilizando água e sabão neutro. ...
- Curativos prontos. ...
- Gaze, atadura e fita microporosa. ...
- Curativo de compressão. ...
- Curativos semi-oclusivos ou oclusivos.
Como tirar sangue seco da pele?
Lave a área machucada Vale lembrar que caso o ferimento seja leve, é possível utilizar um sabão líquido neutro para ajudar na limpeza. Para tanto, misture um pouco do produto com água em uma vasilha e, só então, derrame a solução sobre a pele. Caso haja um corte profundo, o ideal é recorrer apenas à água corrente.
Como limpar a região do ferimento?
Depois de limpar a região e passar pomada, pegue uma toalha limpa e seque a região ao redor do ferimento, de forma que seja possível prender bem as bandagens. Assim, você acelera a cicatrização e não deixa que a contaminação se espalhe. Evite usar um curativo que grude nos machucados e dê preferência a bandagens estéreis em vez de gaze.
Como limpar a ferida corretamente em casa?
Limpar a ferida corretamente em casa irá ajudar no processo de cicatrização, lhe dará mais tempo se não conseguir levá-lo ao veterinário imediatamente e evitará infecções possibilitando que você leve-o rapidamente a um veterinário e que o machucado do pet seja melhor avaliado. Acalme o cão.
Qual a limpeza ideal para a ferida?
A técnica de limpeza ideal para a ferida é aquela que respeita o tecido de granulação, preserva o potencial de recuperação, minimiza o risco de trauma e/ou infecção.
Como fazer a limpeza da pele ao redor da ferida?
- Fazer limpeza mecânica (manual) da pele ao redor da ferida com gaze umedecida em SF 0,9%. Em caso de sujidade pode-se associar sabão líquido hospitalar; - Aplicar a cobertura escolhida conforme a prescrição do enfermeiro ou médico (calçar luvas cirúrgicas quando a cobertura demandar);