Como fazer a polinização em pitaya?

Índice

Como fazer a polinização em pitaya?

Como fazer a polinização em pitaya?

Com os próprios dedos, toque os estames – órgãos masculinos correspondentes às estruturas filamentosas encimadas pelas anteras produtoras de pólen, que ficam no fundo da flor –, e, posteriormente, o estigma – órgão feminino parecido com uma estrela, que fica próximo da entrada da flor.

É necessário fazer a polinização da pitaya?

A intenção da polinização artificial na pitaia, de acordo com o professor do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (DAG/UFLA), José Darlan Ramos, é garantir maior pegamento, melhor qualidade das frutas e, consequentemente, resultar em uma maior produtividade.

O que é polinização manual?

A polinização manual deve ser feita da seguinte maneira: na hora de polinizar, o produtor deve tocar os dedos nas anteras até que eles fiquem cobertos de pólen (pó amarelo) e tocar, levemente, nos três estigmas de outra flor.

O que é polinização da pitaya?

No México, local de origem da pitaia, a polinização é feita por morcegos, já que é durante a noite que a flor se abre. Mas no Ceará, onde não há visita desses animais nas plantações, pesquisadores descobriram a importância das abelhas e mariposas nesse trabalho.

Quando a pitaya começa a florescer?

A maioria das pitaias florescem durante os meses de verão, pois o clima em seu ambiente nativo está mais quente. Se a temperatura de sua região cair para menos de 18˚C, sua planta pode não florescer devido às baixas temperaturas. Colocar sua planta em uma estufa pode induzir o florescimento.

O que é polinização artificial?

A polinização artificial é feita pela transferência dos grãos de pólen de uma flor para outra, com os dedos ou com o auxílio de dedeiras de feltro, no período da tarde, entre 12 horas e 30 minutos e 18 horas, horário em que as flores estão abertas.

Quais são as flores da Pitaya?

As flores da Pitaya são laterais, noturnas, com 20 a 35 cm de comprimento, brancas, completas, perfumadas ao abrir, à noite, quando são polinizadas por insetos. Contém numerosos estames, tendo sido contados acima de 800 em uma só flor, arranjados em duas fileiras, ao redor do pistilo formado por 14 a 28 estiletes de cor creme.

Como fazer a polinização da frutificação?

No procedimento, também pode ser usado um pincel pequeno, no qual o pólen de cor amarelada no estame fica aderido para ser transferido para o estigma. Fique atento quanto ao clima, pois a ocorrência de chuva após a polinização tende a diminuir a taxa de pegamento da frutificação.

Como é feita a polinização manual?

Assim, na ausência de polinizadores, é indicada a realização de polinização manual, que pode ser feita na mesma flor ou entre flores diferentes da mesma planta ou de exemplares distintos, com sucesso de pegamento entre 60% e 100%.

Postagens relacionadas: