Como fazer a programação no Arduino?
Índice
- Como fazer a programação no Arduino?
- Onde programar Arduino?
- Quais são as partes principais da linguagem de programação do Arduino?
- Quais as aplicações do Arduino Uno?
- Quais são as funções de um programa para o Arduino?
- Como utilizar o Arduino em seus projetos?
- Quais são as funções do IDE do Arduino?
- Quais são as variáveis mais comuns do Arduíno?
Como fazer a programação no Arduino?
Basicamente, devemos executar as três etapas abaixo:
- Alimentar e conectar o Arduino ao PC pelo cabo USB.
- Na IDE, selecionar o modelo da placa. Abrir a aba Tools, selecionar a opção Board e depois selecionar Arduino Uno (ou outro modelo que você esteja utilizando)
- Selecionar porta serial para a qual a placa foi atribuída.
Onde programar Arduino?
Instalando a IDE para Programação do Arduino Você vai precisar instalar o compilador do Arduino, onde serão escritos os códigos para enviar para a memória do Arduino, para que dessa forma ele possa executar. Assim, chamamos esse programa de Integrated Development Environment, dai a sigla IDE.
Quais são as partes principais da linguagem de programação do Arduino?
A linguagem de programação do Arduino pode ser dividida em três partes principais: estruturas, valores (variáveis e constantes) e funções.
Quais as aplicações do Arduino Uno?
Suas aplicações são as mais diversas, de diversão passando pela arte, automação residencial e até ajudar outras pessoas. Por exemplo, o Arduino já foi utilizado para se criar uma chopeira controlada por um iPad onde era possível acompanhar o fluxo da bebida e obter informações sobre os diferentes tipos de chopp.
Quais são as funções de um programa para o Arduino?
As duas principais partes (funções) de um programa desenvolvido para o Arduino são: ◦setup(): onde devem ser definidas algumas configurações iniciais do programa. Executa uma única vez. ◦loop(): função principal do programa. Fica executando indefinidamente. Todo programa para o Arduino deve ter estas duas funções.
Como utilizar o Arduino em seus projetos?
O objetivo deste tutorial é apresentar, de uma forma simples e rápida, o básico de programação para que você possa começar a utilizar o Arduino em seus projetos, sem ter que ler muitos livros ou artigos sobre programação.
Quais são as funções do IDE do Arduino?
As principais funcionalidades do IDE do Arduino são: ◦Escrever o código do programa ◦Salvar o código do programa ◦Compilar um programa ◦Transportar o código compilado para a placa do Arduino UFSC - Oficina de Robótica - @2013 12
Quais são as variáveis mais comuns do Arduíno?
Esses são alguns tipos mais comuns de variáveis que você vai usar programando o Arduíno. No programa que mostrei a você anteriormente, vimos variáveis do tipo “const int”. Elas nada mais são variáveis “int”, mas o const significa que o valor nelas vai ser sempre o mesmo.