Como a água entra no subsolo?

Índice

Como a água entra no subsolo?

Como a água entra no subsolo?

Durante a infiltração, uma parcela da água sob a ação da força de adesão ou de capilaridade fica retida nas regiões mais próximas da superfície do solo, constituindo a zona não saturada. Outra parcela, sob a ação da gravidade, atinge as zonas mais profundas do subsolo, constituindo a zona saturada (figura 2.1).

Quando se constrói um poço de onde vem a água?

Para que um poço artesiano jorre água, é necessário que a coluna d'água dentro do aquífero exerça pressão hidrostática (pressão do peso da própria água) crescente. Quando o poço é perfurado e alcança o reservatório, a água sobe pressionada e jorra água de forma natural.

Como a água se acumula no lençol freático?

Lençol freático, conhecido também como lenço d'água, é uma forma de reservatório natural de água subterrâneo que se acumula entre as rachaduras das rochas. Corresponde à reserva de água subterrânea proveniente da chuva que se infiltra através dos poros e fissuras presentes no solo.

O que é poços escavados?

Os poços escavados são caracterizados por possuírem, geralmente, um diâmetro superior a 0,5 m, com profundidades bastante variadas de um metro a dezenas de metros, dependendo diretamente da litificação da formação geológica.

O que é um poço comum?

Seu nome mais comum é poço caipira. Ele é perfurado manualmente até o início do lençol freático, ou seja, até a primeira reserva de água próxima à superfície. Sua profundidade é, geralmente, de no máximo 20 metros.

Como se chama a água que fica no subsolo?

Em geologia considera-se água subterrânea toda aquela água que ocupa todos os espaços vazios de uma formação geológica, os chamados aquíferos.

O que é reservatório subterrâneo de água?

Os Reservatórios Subterrâneos se tornam um sistema prático e econômico para armazenamento subterrâneo de água, com capacidade de até 60.000lts. Fabricado em poliéster reforçado com fibra de vidro, oferece resistência mecânica e às intempéries.

Onde vem a água do poço artesiano?

A água de poços artesianos vem de reservas subterrâneas abundantes. Levando-se em conta a abundância e a qualidade dessas reservas, o poço artesiano se apresenta como uma alternativa de abastecimento muito interessante.

Como os poços artesianos são formados?

Os poços artesianos são perfurados com o objetivo de captar a água que se encontra armazenada no lençol freático. São constituídos por: filtro, tubos cegos, pré-filtro e o conjunto motobomba. ... Desta forma, consegue-se coletar a água armazenada acima da camada impermeável, proveniente do lençol freático.

Por que a água é obtida diretamente de poços?

Nos locais em que não há estações de tratamento, a água é obtida diretamente de rios, lagos, nascentes, represas ou poços. Mas, nesses casos, a água pode estar contaminada por micróbios e poluentes e são necessários alguns cuidados. O poço mais comum é o poço raso, que obtém água a 20 metros de profundidade, no máximo.

Por que os poços artesianos tem problemas na água?

Em geral, mais de 70% dos poços artesianos com problemas na água tem ferro e manganês presentes em excesso. É o que acontece, por exemplo, quando a água fica amarelada, com cheiro forte, e até mesmo a louça do banheiro fica manchada. Água com gosto de metal também pode ser manganês.

Qual é o poço de captação de água?

Em geologia, considera-se um poço a obra de captação de água subterrânea, feita por meio de escavação ou com o emprego de perfuratriz em um furo vertical. Em algumas regiões do nordeste do Brasil, quando cavado na rocha ou originado das cheias dos rios, denomina-se cacimba.

Qual a profundidade do poço para água potável?

Para que sua água seja potável, um poço tem que estar, em média, a pelo menos 30 metros de qualquer fossa, e ter profundidade superior a 10 metros, para poder atingir o lençol freático. Além disso, o poço deve estar a no mínimo 2000 metros longe do mar para evitar a contaminação da água pelo sal marinho .

Postagens relacionadas: