O que é uma reescrita de um texto?

Índice

O que é uma reescrita de um texto?

O que é uma reescrita de um texto?

No jargão da didática de leitura e escrita, reescrever um texto não é corrigi-lo ou revisá-lo, como faz supor o senso comum. No contexto da disciplina, reescrever é contar, com as próprias palavras, uma história conhecida, com a qual a turma já está bem familiarizada.

O que não pode faltar na reescrita de um texto?

- O modo pelo qual sucederam os fatos durante o desenrolar da trama. - O momento mais emocionante dentro da narrativa, destacando o clima de suspense provocado por parte do leitor. - O objetivo do narrador em determinar um final para a trama, seja este triste, cômico ou dramático, entre outros.

Como ensinar a reescrita de um texto?

Para propor o trabalho com reescrita, é preciso garantir algumas condições didáticas de produção. Ler boas histórias para repertoriar os alunos para que conheçam o enredo que irão reescrever, priorizando versões que tenham riqueza de detalhes.

O que é fazer uma reescrita de uma fábula?

A reescrita é uma atividade de produção textual com apoio. É a escrita de uma história cujo enredo é conhecido e cuja referência é um texto escrito. Quando os alunos aprendem o enredo, junto vem também à forma, a linguagem que se usa para escrever, diferente da que se usa para falar.

Qual a importância da reescrita de textos?

A importância do ato de reescritura de textos reside no fato de que provoca o diálogo do sujeito-autor com o seu produto-criado, possibilitando um relacionamento mais interativo com seu próprio texto (confrontamento, aguçamento e exclusão de enunciados).

O que é a reescrita de um texto?

Pode-se, então, caracterizar a reescrita como as retomadas que são feitas no texto e que nele produzem alguma alteração, que pode ser desde uma pequena correção, como questões de convenções ortográficas, até alterações que mudam o significado do texto. É difícil imaginar a escrita sem a reescrita.

O que é uma reescrita de um poema?

O mecanismo de alteração, desfiguração e dilaceração dos poemas faz parte de um procedimento de reescrita. Ao reescrever sua obra, houve uma alteração e montagem dos versos o que poderia ser classificado como uma escrita em palimpsesto, ou ainda uma transtextualidade.

Como reescrever um texto inteiro?

Algumas pessoas lêem um texto inteiro, entendem e depois reescrevem com suas próprias palavras. Reescrever dessa maneira pode não corresponder ao tamanho original do texto; no entanto, teria menos chances de plágio em comparação com a estratégia anterior.

Que significa reescrever um texto?

Reescrever um texto significa moldá-lo visando à perfeição. Se tomarmos a palavra reescrita no seu sentido literal, concluímos que se trata de algo ligado à correção de possíveis falhas durante a construção textual. Mas neste contexto, ela deve ser entendida como um auxílio, principalmente ao nos referirmos à produção de textos narrativos.

Por que a reescrita é tão importante?

A reescrita é tão importante quanto a escrita, visto que, dificilmente, sobretudo para os escritores mais cuidadosos, chegamos ao resultado que julgamos ideal na primeira tentativa. Aquele que observa um resultado ruim na primeira versão que escreveu terá, na reescrita, a possibilidade de alcançar um resultado satisfatório.

Como reescrever uma frase?

Reescrever dessa maneira pode não corresponder ao tamanho original do texto; no entanto, teria menos chances de plágio em comparação com a estratégia anterior. nesse método, o escritor considera diferentes fontes em um tópico, escolhe frases de todas elas, as combina e as combina e depois as reescreve com suas próprias palavras.

Postagens relacionadas: