O que é uma releitura crítica?
O que é uma releitura crítica?
É uma nova visão, uma nova leitura sobre a obra já existente, uma nova produção com outro significado. O produto final da releitura pode levar ou não ao reconhecimento da obra escolhida. Reler é interpretar a obra, é colocar sua visão de mundo, suas críticas, sua linguagem e suas experiências sobre a obra escolhida.
Como fazer uma releitura?
Fazer uma releitura não significa fazer uma cópia, mas, sim fazer um trabalho com uma visão diferente daquela que o artista que a criou utilizou. As possibilidades são muito variadas, você pode encontrar, por exemplo, uma obra, famosa ou não, e desejar fazer uma interpretação dela.
Qual a importância de uma boa releitura?
Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original.
Por que a pintura pode ter uma releitura?
Mas a pintura não é a única forma e arte que pode ter uma releitura, é possível fazer isso com poesias, musicas, textos. Por exemplo, alguns diretores de teatro e cinema fazem releituras de roteiros consagrados para a nossa realidade. Um bom exemplo é a história de “Romeu e Julieta”, de shakespeare, que já recebeu diversas releituras.
Como fazer para aprender com uma obra de arte?
A releitura parte da percepção sensível de uma experiência livre, individual e significativa. A cópia, enquanto exercício, percorre outro caminho e não permite à criança vivenciar inteiramente sua natureza. Então, como fazer para que aprender com uma obra de arte não seja copiá-la?