O que deve ser contabilizado como ajuste de avaliação patrimonial?

O que deve ser contabilizado como ajuste de avaliação patrimonial?
Contabilização de Ajuste de Avaliação Patrimonial A diferença entre o valor justo e o valor dos ativos menos sua depreciação acumulada deve ser lançado nas contas do ativo imobilizado tendo por contrapartida a conta Ajuste de Avaliação Patrimonial do patrimônio líquido.
O que avaliação patrimonial?
A avaliação patrimonial afere valores totais de uma organização, com cálculos atualizados, a fim de constatar o preço verdadeiro e integral dos bens das instituições.
Qual a importância do ajuste da avaliação patrimonial?
No fim das contas, o Ajuste da Avaliação Patrimonial terá impacto sobre o patrimônio líquido da empresa. O conceito de Ajuste da Avaliação Patrimonial contém muitas variáveis e grande importância, já que terá um impacto direto no patrimônio líquido da empresa.
Qual a relevância do ajuste patrimonial?
Outro conceito importante é o da relevância, citado na lei das S/A, que diz que cabe a empresa avaliar a relevância da aplicação do conceito de Ajuste da Avaliação Patrimonial a seus ativos imobilizados.
Como os imóveis devem ser avaliados?
Imóveis, por exemplo, devem ter seus valores ajustados conforme as regras de avaliação do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE). De qualquer forma, a avaliação tem uma estrutura básica, comum a todos os bens que venham a ter seu valor submetido a ajuste.
Qual a finalidade da reavaliação?
Ótima pergunta e extremamente técnica. Após a reavaliação, caso o mesmo continue com a mesma finalidade (locação), entendo que deva mantê-lo classificado como Propriedade para Investimento. Visto ainda que, a reavaliação serve para atualizar o valor frente ao mercado.