Como é feita a alimentação por sonda?

Índice

Como é feita a alimentação por sonda?

Como é feita a alimentação por sonda?

A sonda é lubrificada e inserida no nariz e passa pela garganta. A sonda pode causar engasgos quando entra pela garganta, por isso, a pessoa é instruída a engolir ou é dado água através de um canudo para ajudar na deglutição. Engolir pode diminuir ou evitar engasgos e ajudar a sonda a passar pela garganta.

Como preparar comida para sonda Nasogastrica?

A alimentação para sonda nasogástrica, chamada de dieta enteral, pode ser feita com quase todo o tipo de alimentos, no entanto, é importante que os alimentos sejam bem cozinhados, triturados no liquidificador e, depois, coados para retirar pedaços de fibra que possam acabar entupindo a sonda.

Como fazer sopa para sonda?

Tampar a sonda. No liquidificador coloque o pó e a água filtrada ou fervida (na temperatura ambiente) nas quantidades estabelecidas. Espere a espuma abaixar e, se necessário, complete com água filtrada ou fervida em temperatu- ra ambiente até o volume final. Guardar o volume em uma jarra tampada na geladeira.

Como fazer sopa para dieta enteral?

Receita com Fresubin 2Kcal neutro Adicione a cenoura relada fina e o caldo de carne e cozinhe. Após o cozimento, adicione Fresubin 2Kcal neutro e o creme de leite e mexa. Doure a farinha de trigo com a manteiga e adicione à sopa para engrossar. Tempere à gosto e adicione as ervas frescas ao servir.

Como fazer uma dieta artesanal?

Já a dieta enteral artesanal, caseiras ou não-industrializadas, é aquela preparada à base de alimentos in natura, como leite, ovos, açúcar, carnes e hortaliças, podendo ser adicionadas, ou não, de módulos de nutrientes (maltodextrina, albumina, vitaminas e minerais, por exemplo).

Qual o material necessário para alimentar uma sonda?

Material necessário para alimentar por sonda. Para alimentar corretamente uma pessoa com sonda nasogástrica é importante ter o seguinte material: 1 seringa de 100 ml (seringa de alimentação); 1 copo de água; 1 pano (opcional).

Quando deve ser trocada a sonda de alimentação?

A seringa de alimentação deve ser lavada após cada utilização, devendo ser trocada, pelo menos, de 2 em 2 semanas por um nova, comprada na farmácia. Além disso, para evitar que a sonda fique entupida, e seja necessário trocá-la, só se deve utilizar alimentos líquidos, como sopa ou vitaminas, por exemplo.

Qual o seu cardápio de alimentação por sonda?

Exemplo de cardápio de alimentação por sonda 1 Café da manhã - Mingau de fuba líquido. 2 Colação - Vitamina de morango. 3 Almoço - Sopa de cenoura, batata, abóbora e carne de peru. Suco de laranja. 4 Lanche - Vitamina de abacate. 5 Jantar - Sopa de couve-flor frango moído e massa. Suco de acerola. 6 Ceia - Iogurte líquido. More ...

Como limpar a sonda com água?

Lavar a sonda com água após cada refeição com cerca de 50ml. Aspiração pulmonar (sinais – tosse, expulsão de conteúdo alimentar com a tosse e dificuldade em respirar) – manter a cabeceira elevada. Informar o enfermeiro se suspeitar que a sonda está fora do sítio;

Postagens relacionadas: