Como aterrar um transformador?

Índice

Como aterrar um transformador?

Como aterrar um transformador?

O terminal neutro do transformador deve ser aterrado ao neutro da baixa tensão com cabo de alumínio nu 2 AWG CA. O dispositivo de aterramento do transformador deve ser aterrado a malha de terra dos para-raios e interligado ao neutro da rede secundária e ao mensageiro da rede compacta se for o caso.

Porque devemos nos atentar para o aterramento da carcaça do transformador?

Além de uma medida de segurança para evitar descargas por eletricidade estática nas massas ou falhas em componentes elétricos pela potência que pode ser gerada no neutro ou retorno, também é uma forma de diminuir os valores de curto-circuito no momento de certos tipos de falhas elétricas.

Como dimensionar um transformador de aterramento?

Para calcular a potencia do transformador de aterramento, devemos considerar o curto fase terra que ocorre na barra de 69kV, onde apresenta valor superior ao que ocorre no final da linha.

Onde é derivado o aterramento no transformador?

O condutor aterrado no lado da carga do serviço funciona como um condutor de ligação sem neutro distribuído em todo o sistema. O condutor aterrado no lado da linha de serviço (condutor aterrado no sistema) sem correntes neutras é dimensionado conforme especificado para o condutor de ligação.

Como é feito o aterramento de um transformador?

Os transformadores de aterramento são aplicados em muitas situações onde o arranjo do sistema elétrico exige que seja criado um ponto de aterramento do neutro adicional, ou simplesmente criar este ponto quando de sua inexistência.

O que acontece se aterrar a fase?

Quando houver corrente o potencial variará ao longo do condutor. ... Poderás tomar choque se estiveres aterrado, portanto ao potencial do aterramento e se tocares uma região do condutor que esteja a um potencial (eficaz) diferente do aterramento.

Qual a importância da aterrar o neutro na entrada da edificação?

A função do aterramento é proporcionar uma referência comum para as tensões do sistema. A Terra, por apresentar o mesmo potencial em todos os pontos sob condições normais, pode ser considerada o potencial neutro ou zero, em relação ao qual se mede todas as outras tensões.

Qual a função de um transformador de aterramento?

Os transformadores de aterramento são aplicados em muitas situações onde o arranjo do sistema elétrico exige que seja criado um ponto de aterramento do neutro adicional, ou simplesmente criar este ponto quando de sua inexistência.

Quais são os transformadores de aterramento mais comuns?

Os tipos de transformadores de aterramento mais comuns (COSTA, 2014) são: Figura 2 – transformador de aterramento em zigue-zague. Fonte: COSTA, 2014.

Qual a solução para o transformador de acoplamento?

A solução para o caso do transformador de acoplamento ser de conexão contrária à examinada, isto é, triângulo no lado da indústria e estrela aterrada no lado da concessionária, seria instalar o transformador de aterramento no lado da conexão triângulo, isto é, lado da indústria, como visto na Figura 3.

Como funciona o transformador trifásico de média tensão?

A maioria das instalações de transformadores trifásicos de média tensão, por exemplo, utiliza o neutro solidamente aterrado no lado de baixa tensão – normalmente na ligação em estrela – e equipotencializa este neutro com um barramento ou haste de aterramento que o leva juntamente com os condutores PE até um aterramento eficaz.

Qual o esquema mais utilizado em postos de transformação?

Nos equipamentos instalados em postos de transformação este esquema também é o mais utilizado, com o neutro aterrado na malha em anel construída ao redor do poste juntamente com os condutores de proteção.

Postagens relacionadas: