Como ensinar conta de vezes?

Índice

Como ensinar conta de vezes?

Como ensinar conta de vezes?

Pratique com as velhas e queridas operações de multiplicação 2×2, 2×3, 3×3, para logo em seguida pular para relações mais amplas, como as tabuadas. Um conselho: sugira que a criança substitua o “x” pela palavra “vezes”. Dessa maneira, ela vai compreender que 2×2, é, na verdade, “duas vezes o número dois”.

Quais são as contas de dividir?

As contas de dividir, em sua forma mais simples, devem ser feitas repartindo quantidades em partes iguais. Por exemplo, dado um conjunto com 20 objetos e um grupo com 4 pessoas, quantos desses objetos cada pessoa receberá sabendo que o conjunto será dividido em partes iguais?

Como dividir os itens em grupos?

Em uma sala de aula, os alunos podem trabalhar em grupos para dividir diversos itens, como balas ou brinquedos, de maneira uniforme entre eles. A maioria dos alunos começa a aprender a divisão no 3º ano ou por volta dos oito ou nove anos de idade. Mostre ao aluno como dividir os itens em grupos menores e iguais.

Qual o método mais adequado para dividir?

Os próprios alunos podem, inicialmente, criar algoritmos alternativos para dividir e, desta forma, estarão refletindo sobre a divisão e buscando compreender o processo como um todo. Outro método não tradicional para dividir é o das subtrações sucessivas, que faz uso de estimativas e parte das relações entre a divisão e a subtração.

Como pode ser justificado a multiplicação e a divisão?

Observe que 20:4 = 5 pode ser justificado usando a multiplicação 4·5 = 20. Isso acontece porque multiplicação e divisão são operações inversas. Também existe a possibilidade de o resultado da conta de dividir não ser exato. Por exemplo: uma classe com 23 alunos formará grupos com 4 integrantes para fazer um trabalho.

Postagens relacionadas: