O que é controle de recalque?
O que é controle de recalque?
O controle de recalque é um método de monitoramento que visa garantir e verificar o desempenho das fundações em todas as etapas de uma edificação.
Como resolver problemas de recalque?
Dentre as soluções técnicas para recalques diferenciais, destaca-se o tratamento do solo por injeção de alta pressão. A tecnologia é indicada para locais que apresentem solos pouco coesivos e de baixa resistência, onde é necessário consolidar o substrato e aumentar a capacidade de carga do solo.
Qual a principal reação do recalque?
De um modo geral podemos dizer que o recalque é a resultante da interação solo – carregamento. A principal reação é a variação volumétrica ou da forma do maciço de solo que está abaixo da fundação, pela eliminação de vazios, ou seja, a expulsão da água ou do ar nos vazios.
Qual o parâmetro de recalque distorcional?
O parâmetro de recalque distorcional (β) é obtido pela relação entre o recalque diferencial entre duas fundações (δ) pela distância entre elas (L): Essa relação é assegurada por alguns limites relacionados à estabilidade e segurança da estrutura:
Qual o exemplo mais famoso desse tipo de recalque?
Um exemplo muito famoso desse tipo de recalque é a Torre de Pisa na Itália. Ela permanece de pé devido às intervenções geotécnicas que vêm sendo realizadas. Outro exemplo bastante famoso de recalque diferencial no Brasil são os prédios de Santos. Estes também precisaram passar por intervenções para que se garantisse a estabilidade das estruturas.
Quais são os principais conceitos de recalques em Fundações?
Para saber quais são os principais conceitos de recalques em fundações, quais são os tipos que existem, tanto sob a ótica dos solos, quanto sob a ótica de estruturas, qual é a relação desses conceitos com projetos de fundações, leia este artigo até o final!