Como saber o período de uma dízima periódica?

Índice

Como saber o período de uma dízima periódica?

Como saber o período de uma dízima periódica?

O período de uma dízima periódica é formado pelos algarismos que se repetem nela. Portanto, na dízima 23,5656565…, o período é 56. Quando a dízima possui alguns algarismos antes do período, esses algarismos são chamados de antiperíodo. Por exemplo, na dízima 12,321559559…, o período é 559, e o antiperíodo é 321.

Qual o período da dízima periódica 0?

A dízimas são chamadas de simples quando apresentam a parte inteira e após a vírgula apenas algarismos que se repetem. São exemplos de dízimas periódicas simples: 0,34343434... → parte inteira igual a 0 e período igual a 34.

Como multiplicar uma dízima periódica?

Dízimas periódicas compostas Multiplicamos os dois membros dessa igualdade por 100 para obter outro número na forma decimal com o mesmo período. Multiplicamos os dois membros da equação (I) por 1000 para obter outro número na forma decimal com o mesmo período.

O que é uma fração geratriz de uma dízima periódica?

Fração geratriz é um tipo de fração que, ao dividir o seu numerador pelo denominador, é obtido uma dízima periódica (número decimal infinito). Esse número pertence ao conjunto dos números racionais (Q).

O que é o período de uma dízima periódica?

A dízima periódica é a representação numérica de números decimais,quaisquer que sejam eles, em que um ou mais dos seus algarismos se repetem infinitamente na mesma ordem. A este algarismo que se repete por diversas vezes, seja ele simples ou composto, dá-se o nome de período.

Quais são os tipos de dízima periódica?

Existem dois tipos de dízimas periódicas, as simples, quando existe somente o período na parte decimal, e as compostas, quando a sua parte decimal tem período e o antiperíodo.

O que é uma dízima periódica?

A dízima periódica é a representação numérica de números decimais,quaisquer que sejam eles, em que um ou mais dos seus algarismos se repetem infinitamente na mesma ordem. ... Na imagem a seguir há um exemplo do número decimal 2,33333..., também considerado uma dízima periódica, transformado em fração.

Como saber se uma dízima periódica é simples ou composta?

O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.

Como transformar dízima periódica em número inteiro?

Coloca-se o período no numerador da fração e, para cada algarismo dele, coloca-se um algarismo 9 no denominador. Nesse caso, temos uma dízima simples e a parte inteira diferente de zero. Aqui, a dica é um pouco diferente: para cada algarismo do período ainda se coloca um algarismo 9 no denominador.

Qual a representação Fracionaria de dízima periódica?

Fração geratriz é a representação fracionária de uma dízima periódica. Para compreender o que é fração geratriz, é importante relembrar o que são as dízimas periódicas. É chamado de dízima periódica um número que, ao ser representado na sua forma decimal, possui a parte decimal infinita e com repetições.

Postagens relacionadas: