Como usar placa de alginato?

Índice

Como usar placa de alginato?

Como usar placa de alginato?

Manusear com luvas ou pinças estéreis. O alginato de cálcio deve ser recortado do tamanho certo da ferida, pois por possuir absorção vertical e horizontal ele pode extravasar nas laterais e causar maceração da pele ao redor, caso fique maior que a margem da ferida. Deve estar associado à cobertura secundária.

Quanto tempo pode ficar com o Hidrocoloide?

Características e vantagens do curativo hidrocoloide O curativo hidrocoloide pode ser encontrado nos mais diversos tamanhos, espessuras e formas. São ideais para serem aplicados em áreas de difícil acesso, como cotovelos. Eles não precisam ser trocados com frequência, podendo ser trocados em até sete dias de uso.

Para que é indicado o alginato?

É um curativo estéril que cria um ambiente úmido que facilita a cicatrização de feridas. Possui um alto poder de absorção, que auxilia o desbridamento autolítico e absorve o excesso de exsudato. É indicado para feridas exsudativas, com sangramento, limpas ou infectadas, agudas ou crônicas, superficiais ou profundas.

Quando devo tirar a placa de Hidrocoloide?

O hidrocolóide em placa é indicado para lesões vitalizadas ou com necrose com pouco/médio exsudato, como escoriações, queimaduras de 1º e 2º grau e lesões por fricção ou pequenos traumas em pele, mas também para prevenção ou tratamento de úlceras por pressão não infectadas(1,2).

Como funciona o curativo de alginato?

O curativo de alginato de cálcio também conta com íons de sódio e cálcio e se apresenta na forma de placa ou de cordão estéreis. Como funciona o mecanismo de ação do curativo de Alginato?

Qual a aplicação do alginato?

O alginato é amplamente uti- lizado em alimentos, cosméticos e medicamentos e também encontra aplicação na indústria têxtil e de papel. Atualmente, vem sendo uti- lizado em aplicações inovadoras na área médica e farmacêutica.

Qual o curativo de alginato de cálcio?

O curativo de alginato de cálcio é composto por fibras de ácido algínico, e esse ácido é extraído de algumas algas marinhas ( laminaria, ou, popularmente conhecida como algas marinhas marrons). Sua camada externa é produzida com poliuretano e sua camada interna com gelatina, pectina e também carboximetilcelulose sódica.

Quando é obrigatória a troca de curativos?

Para feridas que estejam infectadas é obrigatória a troca em 24 horas, e para feridas limpas com sangramento, a troca deve ser feita em 48 horas. Também trocar o curativo secundário sempre que o mesmo tiver saturado com secreção. O ideal é que um profissional da saúde fique responsável pela observação de troca dos curativos.

Postagens relacionadas: