Como fazer curativo de cateter de hemodiálise?

Índice

Como fazer curativo de cateter de hemodiálise?

Como fazer curativo de cateter de hemodiálise?

Os curativos para cateteres utilizados em hemodiálise, seguem a orientação dos demais curativos para cateteres venosos centrais. Devem ser feitos com gaze estéril ou filme transparente, com o objetivo de cobrir o local de inserção. Um dos curativos transparentes utilizados é o filme transparente Tegaderm™.

Como fazer curativo de cateter venoso central?

O curativo do local de inserção do cateter deve estar com data e quando for utilizado gaze, ser trocado entre 24 e 48 horas. O curativo deve ser do tamanho apropriado para cobrir o sítio de inserção. Utilizar anti-séptico com veículo alcoólico para o curativo, preferencialmente clorexidina alcoólica.

Como cuidar do cateter de hemodiálise?

Cuidados no período após a cicatrização

  1. Lave sempre as suas mãos, vigorosamente, antes de tocar no seu cateter.
  2. Mantenha o seu cateter limpo e coberto com um curativo adequado.
  3. Feche o seu cateter conforme as orientações que você recebeu. ...
  4. Sempre faça as trocas da bolsa de diálise em um local limpo.

Como dormir com cateter no pescoço?

Cuidados com seu Cateter

  1. Para maior durabilidade e segurança dos mesmos, sempre que chegar à clínica de diálise, higienize suas mãos;
  2. O curativo dos mesmos deve ser mantido limpo, seco e fechado, tal como estava ao sair da clínica ao término da sua sessão;
  3. Tente não dormir sobre o lado do corpo que o cateter está;

Quem faz curativo de cateter venoso central?

Considerando a importância do curativo do CVC para redução das infecções relacionadas ao cateter e o fato de ser o profissional enfermeiro o responsável por sua realização(8), o presente trabalho tem como foco essa prática de cuidado.

Como tomar banho com cateter de hemodiálise?

Não tomar banho por aspersão, evitando assim molhar o curativo; Se o local do cateter apresentar qualquer sangramento, procure imediatamente à clínica de diálise; Não usar pomadas /cremes ao redor do cateter.

Qual é o cateter da hemodiálise?

O cateter é um dos acessos vasculares para realizar a hemodiálise e representa uma condição para fazer essa terapia. Alguns cuidados são fundamentais a fim de preservá-lo. Por isto, convidamos você para fazer parte deste cuidado.

Como funciona a hemodiálise?

A troca das escórias do sangue para o dialisado acontece através da membrana semipermeável dos túbulos. Três princípios regulam a ação da hemodiálise: difusão, osmose e ultrafiltração. As toxinas e escórias presentes no sangue são removidas por difusão, (deslocando-se de uma área de maior concentração no dialisador).

Quando são submetidos à hemodiálise crônica?

Estes podem ser submetidos à hemodiálise durante o resto de suas vidas (geralmente três vezes por semana durante, no mínimo 3 a 4 horas por tratamento) ou até receberem um transplante renal bem sucedido. Os pacientes são colocados em hemodiálise crônica quando necessitam da mesma para a sobrevivência e para o controle de sintomas urêmicos.

Como a hemodiálise previne a morte?

Em pacientes com IRC, a hemodiálise previne a morte. Entretanto, a hemodiálise não cura nem reverte a doença renal e não é capaz de compensar as perdas das atividades endócrinas ou metabólicas do rim e o impacto que a insuficiência renal e seu tratamento tem sobre a qualidade de vida dos pacientes.

Postagens relacionadas: