Como é realizado o curativo de cateter venoso central?
Índice
- Como é realizado o curativo de cateter venoso central?
- Qual os cuidados com cateter venoso central?
- Quando trocar o curativo do acesso venoso central?
- Quando trocar o cateter central?
- Como limpar cateter central?
- Como limpar acesso central?
- Qual o tempo de permanência do cateter venoso central?
- Como deve ser realizado o curativo em um cateter venoso central nas primeiras 24 horas Utiliza-se gaze ou filme transparente?
Como é realizado o curativo de cateter venoso central?
O curativo do local de inserção do cateter deve estar com data e quando for utilizado gaze, ser trocado entre 24 e 48 horas. O curativo deve ser do tamanho apropriado para cobrir o sítio de inserção. Utilizar anti-séptico com veículo alcoólico para o curativo, preferencialmente clorexidina alcoólica.
Qual os cuidados com cateter venoso central?
Durante qualquer cuidado ao cateter venoso central, é importante sempre lavar as mãos antes e utilizar uma técnica estéril, ou seja, deve-se manipular o CVC utilizado-se um campo estéril, assim como luvas esterilizadas, mesmo que seja apenas para administrar algum tipo de medicação.
Quando trocar o curativo do acesso venoso central?
O curativo com gaze estéril necessita de troca em um período de 24 a 48 horas, enquanto o curativo com cobertura de filme de poliuretano deve ser trocado entre três e sete dias.
Quando trocar o cateter central?
As diretrizes do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos recomendam a substituição de cateteres intravenosos (IV) periféricos não mais frequentemente do que a cada 72 a 96 horas. Considera-se que substituição de rotina reduza o risco de flebite e infecção de corrente sanguínea.
Como limpar cateter central?
Para tentar reduzir as infecções relacionadas ao cateter, a equipe de saúde usa frequentemente soluções antissépticas para limpar a pele ao redor do seu local de inserção. Essa limpeza é feita antes da inserção e também enquanto o cateter estiver instalado.
Como limpar acesso central?
DO CATETER ANTISSEPSIA LOCAL: Fazer a degermação da pele, em movimentos circulares do centro para a periferia, com clorexidina 2% ou 4% degermante (pelo menos três vezes e até que a pele fique visivelmente limpa), seguida de antissepsia com clorexidina alcóolica a 0,5% seguindo os mesmos movimentos.
Qual o tempo de permanência do cateter venoso central?
Tempo de permanência: curto (até 7 dias); longo (após 7 dias); temporário (até 30 dias) e definitivo (mais de 30 dias).
Como deve ser realizado o curativo em um cateter venoso central nas primeiras 24 horas Utiliza-se gaze ou filme transparente?
Como material de cobertura, pode ser utilizada a gaze estéril, fixada com esparadrapo hipoalergênico e películas transparentes de poliuretano. O curativo com gaze estéril necessita de troca em um período de 24 a 48 horas, enquanto o curativo com cobertura de filme de poliuretano deve ser trocado entre três e sete dias.