O que é a mácula densa?

Índice

O que é a mácula densa?

O que é a mácula densa?

Mácula Densa, que é uma região de células epiteliais especializadas da porção final da alça de Henle (parte espessa ascendente) que se conecta ao glomérulo. É bastante sensível às alterações de osmolaridade, principalmente à concentração de NaCl.

Qual o tecido do rim?

O rim é um órgão maciço que possui córtex e medula, com uma cápsula frouxamente aderida, porém bem resistente (tecido conjuntivo denso não modelado). Possui tecido conjuntivo frouxo com vasos sanguíneos, linfáticos, fibroblastos e fibras colágenas.

Quais são as estruturas histológicas presentes somente no córtex renal?

O córtex tem uma aparência granulosa, pois contém principalmente partes ovoides e contorcidas dos néfrons (nefrónios), isto é, os corpúsculos renais e os túbulos contorcidos (contornados). A medula renal aparece listrada, pois contém estruturas néfricas verticais (túbulos e ductos coletores).

Qual o nome da estrutura triangular situada no polo apical dos rins?

As pirâmides renais são estruturas triangulares localizadas na região do rim conhecida como medula renal. Essas pirâmides são grupos de ductos que têm como função a coleta da urina formada nos néfrons.

Para que serve a mácula densa?

A mácula densa é porção final do ramo ascendente espesso e após ela, inicia-se o túbulo contorcido distal. ... A mácula densa reage à baixa presença de cloreto de sódio na corrente sanguínea secretando hormônios parácrinos que estimulam as céulas justaglomerulares à produzir renina a partir da pró-renina.

O que é a mácula densa qual a sua função caracterize a histologicamente?

A mácula densa é sensível a mudanças na concentração de NaCl e afeta a liberação de renina pelas células justaglomerulares. A renina é secretada quando a concentração de NaCl ou a pressão sanguínea caem. Células mesangiais extraglomerulares estão conectadas às células justaglomerulares através de junções comunicantes.

Quais porções constituem o túbulo Urinífero do rim?

Rim em corte longitudinal Cada túbulo urinífero consistem em dois seguimentos embriologicamente distintos: (1) o néfron (2) o ducto coletor. O néfron é constituído por dois componentes: (1) o corpúsculo renal e (2) um longo túbulo renal.

Quais são os componentes do túbulo renal?

Túbulo renal

  • Túbulo proximal: formado pela parte convoluta ou pars convoluta e pela parte reta ou pars recta.
  • Túbulo intermediário: formado pelo o ramo fino descendente e o pelo ramo fino ascendente.
  • Túbulo distal: formado pela parte reta ou pars recta ou ramo espesso ascendente e pela parte convoluta ou pars convoluta.

Quais são as partes que formam o néfron?

Fazem parte dos néfrons os seguintes componentes: corpúsculo renal, túbulo contorcido proximal, alça de Henle e túbulo contorcido distal. Finalmente cada túbulo contorcido distal se abre para o interior dos ductos coletores, os quais não são considerados componentes do néfron.

Qual das seguintes estruturas está localizada no córtex renal?

O córtex renal é a camada externa granular do rim, composta principalmente de glomérulos e túbulos contorcidos, estendendo-se em colunas entre as pirâmides que constituem a medula renal. O córtex renal é a parte do rim onde ocorre a ultrafiltração. A eritropoetina é produzida no córtex renal.

Postagens relacionadas: