O que é desoneração da folha de pagamento 2020?

Índice

O que é desoneração da folha de pagamento 2020?

O que é desoneração da folha de pagamento 2020?

A desoneração da folha de pagamento surgiu em 2011, com o intuito de aliviar um pouco a carga tributária de alguns setores empresariais. Ela consiste na substituição da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento pela contribuição sobre a receita bruta da empresa.

Quem entra na desoneração da folha de pagamento?

Dentre as atividades que podem optar pela desoneração, encontram-se os setores de calçados, tecnologia da informação (TI), tecnologia da informação e comunicação (TIC), têxtil, construção civil, transportes rodoviários e metroferroviário e comunicação.

Qual a base para o cálculo da desoneração da Folha de pagamento?

Conforme citado anteriormente, a base para o cálculo da desoneração da folha de pagamento é a própria receita da empresa, sendo que o tipo de atividade ou de produtos produzidos pela empresa será o real definidor da porcentagem do faturamento que deverá ser pago.

Como calcular a desoneração dos colaboradores?

A outra parcela é determinada pela incidência dos 20% sobre a remuneração dos colaboradores. Entretanto, esse valor é reduzido por um coeficiente, que nós vamos mostrar como calcular a seguir. Esse cálculo só é feito se a receita do ramo que não é incluído na desoneração ultrapassa 5% da receita bruta total.

Quando começou a discussão sobre a desoneração?

As últimas atualizações sobre a desoneração ocorreram em julho de 2020, quando, por meio da MP 936, houve a tentativa de prorrogá-la até 2021. Em um primeiro momento, o texto foi vetado e a desoneração tinha previsão de término em dezembro de 2020. Porém, em novembro de 2020, o Congresso derrubou o veto.

Qual o valor da desoneração do 13o salário?

Exemplo 2.1: Empresa entrou na desoneração em agosto/2012. A folha de pagamento do 13º salário de R$ 120 mil é relativa a 12/12 avos, ou seja, integral para todos os empregados. Sobre esse valor, o sistema SEFIP calculará 20% de patronal, equivalente a R$ 24 mil.

Postagens relacionadas: