O que é uma sociedade disciplinar?
Índice
- O que é uma sociedade disciplinar?
- Como surge a sociedade disciplinar?
- O que é uma sociedade de controle?
- O que é a disciplina para Foucault?
- O que é a sociedade do desempenho?
- O que permitiu o surgimento da sociedade disciplinar Segundo Michael Foucault?
- Qual o objetivo da sociedade de controle?
- O quê Deleuze chamou de sociedade de controle?
- Qual o tipo de sociedade disciplinar?
- Quais são os papéis da sociedade disciplinar?
- Qual seria a relação entre poder e disciplina?
- Como se exerce o poder em instituições disciplinares?
O que é uma sociedade disciplinar?
A sociedade disciplinar é uma elaboração de Michel Foucault para explicar a configuração da sociedade europeia no período de ascensão do capitalismo e gradativa queda do poder monárquico.
Como surge a sociedade disciplinar?
De acordo com Foucault, as sociedades disciplinares surgem no século XVIII, atingem seu apogeu no século XX e entram em processo de decadência a partir desse período, dando lugar ao surgimento de uma nova forma de organização social. Essa nova sociedade foi definida por Deleuze como sociedade de controle.
O que é uma sociedade de controle?
A chamada sociedade de controle é um passo à frente da sociedade disciplinar. Não que esta tenha deixado de existir, mas foi expandida para o campo social de produção. Segundo Foucault, a disciplina é interiorizada. Esta é exercida fundamentalmente por três meios globais absolutos: o medo, o julgamento e a destruição.
O que é a disciplina para Foucault?
No texto em questão, Foucault apresenta a disciplina como o controle produtivo, convergindo a energia do ser humano em produtividade, sendo que, quanto mais obediente o ser se torna, mais útil ele é pra sociedade, ou seja, os corpos são docilizados.
O que é a sociedade do desempenho?
A sociedade do desempenho estabelece modos de vida que se expressam por um excesso ou tirania da positividade, produzindo sujeitos que devem buscar sempre superar-se com relação aos seus ganhos. Com isso, são engendradas subjetividades e sociabilidades agenciadas pela multitarefa e constante (auto)produção.
O que permitiu o surgimento da sociedade disciplinar Segundo Michael Foucault?
Foucault cria a ideia de sociedade disciplinar para tentar dar uma resposta à altura do fracasso dos ideais iluministas. Fracasso porque percebemos que nossas sociedades – construídas com base na universalidade da razão, no contrato do consenso social – estão mais para impotentes do que modernas.
Qual o objetivo da sociedade de controle?
O principal objetivo da sociedade disciplinar era instaurar padrões de comportamento para a coletividade, fazendo com que os indivíduos passassem a construir sua visão de mundo dentro das normas e saberes que lhe eram impostos através das instituições de que fizessem parte.
O quê Deleuze chamou de sociedade de controle?
O conceito de Sociedade Disciplinar surgiu de uma análise dos processos históricos do século das luzes. Mais importante que isso, ele identificou que novas forças entravam em jogo e que, assim, o conceito de disciplina não dava mais conta da realidade. ...
Qual o tipo de sociedade disciplinar?
Nas sociedades disciplinares, as instituições sociais assumem papéis de vigilância, normatização e exame constante dos sujeitos, de tal maneira que o poder, exercido minuciosamente, marca os corpos e lhes impõe condutas[1]. O tipo de poder de uma sociedade disciplinar tende a separar, prender, controlar e punir.
Quais são os papéis da sociedade disciplinar?
Nas sociedades disciplinares, as instituições sociais assumem papéis de vigilância, normatização e exame constante dos sujeitos, de tal maneira que o poder, exercido minuciosamente, marca os corpos e lhes impõe condutas. O tipo de poder de uma sociedade disciplinar tende a separar, prender, controlar e punir.
Qual seria a relação entre poder e disciplina?
Dessa forma, poder e disciplina fariam parte de uma rede, onde a segunda seria responsável pelo fortalecimento da primeira - nesse entendimento, os saberes seriam dispositivos de poder, ou, segundo Foucault, “o poder-saber seus processos e as lutas que o constituem, que determinam as formas e os campos possíveis do conhecimento”.
Como se exerce o poder em instituições disciplinares?
Para Foucault, o poder não se exerce de um ponto central como qualquer instância estatal, por exemplo, mas sim encontra-se disseminado em uma rede de instituições disciplinares, visto que são as próprias pessoas em suas relações recíprocas (pai, professor, médico, dentre outros) que a partir do seu saber constituído constroem o “ poder circular ”.