Como se tornar um doador de medula óssea?
Índice
- Como se tornar um doador de medula óssea?
- Como são realizados o cadastro dos doadores é a doação de medula óssea?
- Quem não pode ser doador de medula?
- Qual a chance de encontrar um doador de medula óssea?
- Como é feito o teste de compatibilidade de medula?
- Por que a doação de medula óssea tem riscos?
- Qual a carteira de doador de medula óssea?
- Como recebem a medula óssea?
- Quando a doação é feita pela medula?
Como se tornar um doador de medula óssea?
Para se tornar doador, é preciso fazer um cadastro no REDOME, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Esse é o órgão que promove a busca de doadores no Brasil e nos registros estrangeiros. É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos hemocentros localizados por todo o Brasil.
Como são realizados o cadastro dos doadores é a doação de medula óssea?
Para o cadastramento, o doador deve apresentar um documento original de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. Além disso, será necessária a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para testes de tipificação HLA – fundamental para a compatibilidade do transplante.
Quem não pode ser doador de medula?
1) Qualquer pessoa pode doar a medula – Mito. Não há muitas restrições, mas os doadores devem ter entre 18 e 55 anos e não possuir doenças infecciosas, câncer ou deficiências no sistema imunológico, como lúpus ou diabetes tipo 1. No mais, eles precisam estar em ótimo estado de saúde.
Qual a chance de encontrar um doador de medula óssea?
Em função das características genéticas do sistema HLA, esta chance é de 30% entre irmãos e muito menor quando buscamos doadores não-aparentados.
Como é feito o teste de compatibilidade de medula?
A análise de compatibilidade é realizada por meio de testes laboratoriais específicos, a partir de amostras de sangue do doador e receptor, chamados de exames de histocompatibilidade. Com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 25%.
Por que a doação de medula óssea tem riscos?
A doação de medula óssea tem riscos, pois existe sempre a possibilidade de fazer alguma reação à anestesia ou alguma reação devido ao volume de sangue retirado. Porém, os riscos são mínimos e as complicações que podem surgir podem ser facilmente controladas pelos médicos que realizam o procedimento.
Qual a carteira de doador de medula óssea?
A carteira de doador de medula óssea, emitida pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), contém o nome completo do voluntário a doador, seu número de identificação e o selo do Redome. Ela é enviada pelo Redome, por e-mail, até 90 dias após a realização da coleta no Hemocentro.
Como recebem a medula óssea?
Como os pacientes recebem a medula óssea? Depois de um tratamento que destrói sua própria medula óssea com quimioterapia e/ou radioterapia, o paciente receberá a nova medula por meio de uma transfusão. Em três semanas, a medula transplantada já estará produzindo células novas.
Quando a doação é feita pela medula?
Já quando a doação é feita pela medula, no centro cirúrgico, retira-se quantidade considerável de sangue do doador, o que reduz os níveis de imunoglobulina (substância que, em falta, pode causar algum grau de anemia ). Por isso, nesses casos, pode ser que o médico indique algumas medicações para repor minerais e normalizar a imunoglobulina.