Como fazer doações para deduzir no Imposto de Renda 2021?

Como fazer doações para deduzir no Imposto de Renda 2021?
Como declarar as doações incentivadas no imposto de renda 2021. Para aproveitar a dedução, informe as doações realizadas em 2020 na ficha Doações Efetuadas do seu Programa Gerador da Declaração. Escolha o código referente ao tipo de doação realizada: 40 - Doações em 2020 - Estatuto da Criança e do Adolescente.
Como realizar a doação do imposto de renda?
A doação poderá ser abatida do Imposto de Renda, desde que a entidade escolhida esteja devidamente credenciada junto à assistência social da cidade e participe dos fundos municipais, estaduais, distritais ou nacionais da sua área. Por isso, antes de realizar qualquer tipo de doação, é importante conferir se é uma instituição credenciada.
Por que os valores doados são deduzidos diretamente do imposto de renda?
Os valores doados são deduzidos diretamente do imposto de renda devido, e não da base de cálculo da declaração, como ocorre com os outros gastos dedutíveis. Mas assim como no caso das demais despesas dedutíveis, só quem entrega a declaração completa consegue aproveitar o abatimento das doações incentivadas.
Qual o limite de doação do imposto?
Segundo a Receita Federal, o limite de doação neste caso é de 3% do imposto devido, ou seja, a renda que estiver apurada na declaração. Quando a doação é feita no ano anterior e diretamente ao fundo, o limite é de 6%.
Será que o contribuinte pode efetuar a doação?
Após esse prazo, o contribuinte pode efetuar doação desde que seja feita aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA). Neste caso, a dedução fica reduzida e limitada a 3% do imposto devido na declaração, respeitando o limite global de 6%.