Como avaliar um dreno de tórax?
Índice
- Como avaliar um dreno de tórax?
- Qual a finalidade da drenagem torácica?
- Onde ocorre a drenagem torácica?
- Qual o nome do dreno de tórax?
- Quando pinçar o dreno de tórax?
- O que significa drenar o tórax?
- Como pode ser utilizado o dreno de tórax?
- Como funciona a drenagem linfática do tórax e da mama?
- Quais os cuidados de enfermagem na troca do dreno de tórax?
- Quais são os sintomas da drenagem torácica?
Como avaliar um dreno de tórax?
Critérios para retirada do Dreno de Tórax
- Drenagem inferior a 100 mL/24 horas (adulto);
- Líquido seroso;
- Ausência de bolhas de ar;
- Melhora do padrão respiratório e da expansibilidade pulmonar.
Qual a finalidade da drenagem torácica?
A toracocentese e a drenagem torácica são procedimentos rotineiramente realizados no pronto-socorro, na enfermaria e no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Consistem, basicamente, na retirada do acúmulo de ar ou líquido do espaço pleural por meio da inserção de um tubo, cânula ou agulha no espaço intercostal.
Onde ocorre a drenagem torácica?
A Drenagem Torácica A pleura é uma membrana escorregadia que reveste os pulmões e o interior da parede torácica. Ela permite que os pulmões se movam suavemente durante a respiração e quando a pessoa se movimenta. Normalmente, existe apenas uma pequena quantidade de líquido lubrificante entre as duas camadas da pleura.
Qual o nome do dreno de tórax?
(Toracostomia com dreno) A inserção do dreno torácico (também denominada toracostomia com dreno) é um procedimento no qual um dreno é inserido no espaço entre o pulmão e a parede torácica (denominado espaço pleural).
Quando pinçar o dreno de tórax?
Se a indicação da drenagem for devido a presença de pneumotórax, pinçar o dreno por período mínimo, apenas para a troca do frasco. Evitar novo pneumotórax e enfisema subcutâneo por escape de ar sob pressão da cavidade pleural para o espaço subcutâneo ao redor do dreno.
O que significa drenar o tórax?
A inserção do dreno torácico (também denominada toracostomia com dreno) é um procedimento no qual um dreno é inserido no espaço entre o pulmão e a parede torácica (denominado espaço pleural). O procedimento é feito para drenar ar do espaço em caso de colapso pulmonar (um quadro clínico denominado pneumotórax).
Como pode ser utilizado o dreno de tórax?
O dreno de tórax pode ser utilizado no pós operatório em pacientes que passaram por cirurgia no mediastino, pacientes que sofreram traumas na região torácica por acidentes automobilísticos ou por acidentes por armas branca e de fogo, e também em paciente com enfisema pulmonar. As principais indicações da drenagem torácica são:
Como funciona a drenagem linfática do tórax e da mama?
Drenagem linfática do tórax e mamas. A drenagem dessa região começa com a estimulação dos gânglios da região supraclavicular e axilar com movimentos circulares ou bombeamento. A seguir deve: Posicionar os dedos com movimentos circulares, a região de baixo da mama deve ser drenada em direção à axila.
Quais os cuidados de enfermagem na troca do dreno de tórax?
Cuidados de Enfermagem na troca do sistema de drenagem do dreno de tórax. Se estiver trocando o sistema de drenagem, solicitar ao paciente para inspirar profundamente, segurar o ar e abaixar-se levemente enquanto o sistema está sendo trocado de modo rápido; Pinçar o dreno por alguns minutos enquanto realiza a troca;
Quais são os sintomas da drenagem torácica?
O paciente continua sem sinais e sintomas de sofrimento respiratório e de complicações relacionadas ao sistema de drenagem torácica; O paciente expressa alívio adequado da dor, pouco a pouco, aumenta a tolerância à atividade e demonstra compreender a necessidade da sonda torácica.