Como fazer o extrato da pariparoba?

Índice

Como fazer o extrato da pariparoba?

Como fazer o extrato da pariparoba?

Na raiz de pariparoba, por exemplo, utiliza-se um método parecido, porém com solventes orgânicos ou uma mistura deles. Primeiro, a planta é secada, para evitar a degradação de seus componentes. Depois, ela é moída e do seu pó se obtém o extrato, com a utilização de solventes como o etanol 70%.

Para que serve o extrato de pariparoba?

Nativa do Brasil, a pariparoba ocorre desde o sul da Bahia até Minas Gerais e São Paulo. O livro “Plantas Medicinais do Brasil”, de Harri Lorenzi e F.J. Abreu Matos, destaca alguns usos populares do chá preparado com as folhas: estimulante das funções estomacais e auxiliar no combate a doenças do fígado, entre outros.

Como é a planta de pariparoba?

Também conhecida como capeba, catajé, malvarisco e manjerioba, a pariparoba (Pothomorphe umbellata) é uma planta nativa do solo brasileiro, ocorrendo desde a Amazônia até o Rio de Janeiro. É uma planta arbustiva, que alcança até 1,5m, com ramos estriados e com pelos.

Como fazer o extrato de uma planta?

Modo de preparo:

  1. Misturar a glicerina com a água;
  2. Colocar a erva seca picada dentro de um pote de vidro escuro esterilizado e adicionar a mistura de glicerina e água sobre as ervas até que fiquem cobertas;
  3. Mexer bem a mistura e verificar se todas as ervas estão cobertas;

Onde encontrar a planta capeba?

Também conhecida como pariparoba, caena e catajé, a capeba é uma planta medicinal nativa das Américas, encontrada principalmente na região Sudeste do Brasil e no sul da Bahia.

Quantas vezes por dia tomar o chá de pariparoba?

Em primeiro lugar, ferva a água. Em seguida, adicione a folhas em pedaços e deixe em infusão por alguns minutos. Após isso, é só coar e beber o chá. Por fim, tente não tomar mais do que três xícaras de chá ao dia.

Postagens relacionadas: