Como fazer o óleo essencial de menta?

Índice

Como fazer o óleo essencial de menta?

Como fazer o óleo essencial de menta?

Como fazer óleo essencial de menta

  1. Lave as folhas de menta com água fria e retire o excesso de água colocando-as sobre um papel de cozinha. ...
  2. Introduza as folhas de menta esmagadas e os resíduos que estiverem no pilão em uma panela pequena. ...
  3. Quando o óleo estiver pronto, retire do fogo e coe com um pano de algodão ou gaze.

O que é essência de menta?

O óleo essencial de menta é extraído da hortelã pimenta, uma espécie de planta híbrida. Com seu aroma agradável, serve para uso oral e tópico de forma abundante. Sua origem é documentada desde a antiguidade e resquícios já foram encontrados em várias pirâmides egípcias.

Onde se encontra menta?

Normalmente, no sul do Brasil a maioria das espécias é denominada de menta, já no interior de São Paulo e no nordeste é comum encontrá-las sendo chamadas de hortelã.

Como é usado o óleo de menta?

O óleo de menta é comumente utilizado como aromatizante em alimentos e bebidas, como fragrância em cosméticos e também para uma variedade de condições de saúde, podendo ser tomado via oral em suplementos dietéticos ou usado topicamente na forma de creme ou pomada.

Como se usa o óleo de menta?

Benefícios do uso do óleo de menta Coloque 1 ou 2 gotas de Mentalife nas mãos e esfregue uma na outra até sentir esquentar, em seguida leve as mãos até o nariz e respire fundo, como uma inalação. Não pode ser ingerida, seu uso é somente externo (tópico).

O que combina com essência de menta?

Melhores combinações: Chocolate, Baunilha, Maça Verde, Morango, Cupuaçu, café e Guaraná.

Para que serve aroma de menta?

Possui aroma altamente refrescante, que promove vigor e energia. É indicado para casos de inchaço e de dor. É vasoconstritor, analgésico, anti-inflamatório, carminativo, cefálico e bactericida, ideal para aplicações em lesões e inchaços.

Qual a essência de menta mais valorizada?

A essência de menta é das mais valorizadas dentro da aromaterapia tanto para o tratamento de doenças respiratórias como para favorecer o bem-estar físico e mental.

Como fazer o óleo essencial de menta?

Primeiro, reúna os ingredientes necessários para elaborar o óleo essencial de menta. Pegue em um punhado de folhas frescas de menta, aproximadamente 350g, para aproveitar 100% de todas as suas propriedades e 200 ml de um óleo natural vegetal, como por exemplo, o óleo de amêndoas ou o óleo de gérmen de trigo.

Como o óleo essencial de menta alivia dores de cabeça?

Analgésico: por suas propriedades de analgesia, o óleo essencial de menta é um bom aliado para aliviar tanto as dores de cabeça, como as enxaquecas, quanto as dores musculares. Para as dores de cabeça você pode pingar gotas do óleo em um difusor e tratá-la com aromaterapia e para dores musculares você pode aplicá-lo sobre a pele.

Postagens relacionadas: