Como que se faz uma fatoração?
Como que se faz uma fatoração?
De maneira geral, ao fatorar um polinômio, colocamos em evidência o máximo divisor comum (MDC) de seus termos e, em seguida, dividimos cada termo por esse MDC....Exemplos:
- Fatore a expressão 5x + 5y – 5z. ...
- Fatore a expressão 3x3y2 – 6x4y3 + 12 x6y4. ...
- Fatore a expressão 7ab2y2 – 21a2b2m + 28a3b4.
Como usamos esse tipo de fatoração?
Usamos esse tipo de fatoração quando existe um fator que se repete em todos os termos do polinômio. Esse fator, que pode conter número e letras, será colocado na frente dos parênteses. Dentro dos parênteses ficará o resultado da divisão de cada termo do polinômio pelo fator comum. Na prática, vamos fazer os seguintes passos:
Como é a fatoração de expressões?
1524² – 1523² = (15) . (15) = (15) . 1 = 3.047 Bem mais fácil do que resolver as potências, não é mesmo? O objetivo da fatoração é simplificar os cálculos. Em geral, a fatoração de expressões algébricas é extremamente útil para simplificar cálculos com polinômios, isentando-nos de muitos cálculos desnecessários.
Quais são os métodos para essa divisão?
Vamos apresentar três métodos para essa divisão: o método de Descartes (coeficientes a determinar), o método da chave e o dispositivo prático de Briot-Ruffini. Ao dividir um polinômio P (x) por um polinômio D (x) não nulo, em que o grau de P é maior que D ( P > D ), quer dizer que devemos encontrar um polinômio Q (x) e R (x), de modo que:
Qual o coeficiente do dividendo?
Esse método consiste em desenhar dois segmentos, um horizontal e outro vertical, e nesses segmentos colocamos o coeficiente do dividendo e a raiz do polinômio divisor, além disso, repete-se o primeiro coeficiente. Veja: Perceba que o menor meio é a raiz do divisor e que o primeiro coeficiente foi divido.