Como contabilizar a compensação de impostos?

Índice

Como contabilizar a compensação de impostos?

Como contabilizar a compensação de impostos?

Contabilmente, os valores passíveis de compensação devem ser controlados em conta do Ativo Circulante (AC) do Balanço Patrimonial (BP) da empresa ("Tributos e Contribuições Sociais a Compensar (AC)", por exemplo), com a correspondente atualização (Taxa Selic), de acordo com a legislação de regência.

O que é sistema de compensação na contabilidade?

O sistema de compensação é um controle à parte do sistema patrimonial, ou seja, enquanto este último engloba as contas que compõem o patrimônio da empresa como um todo (ativo, passivo e patrimônio líquido), aquele abrange contas que servem exclusivamente para controle, sem fazer parte do patrimônio.

Como compensar os impostos?

Seu envio permite ao contribuinte compensar esses valores com quaisquer outros impostos administrados pela Receita Federal, salvo débitos previdenciários. A Per/DComp pode ser utilizada para compensar créditos já vencidos ou a vencer. Desta compensação via Per/DComp, os valores dos impostos podem demorar um pouco a serem compensados.

Qual o caso mais comum de impostos?

O caso mais comum é aquele em que o que foi pago de imposto durante a aquisição de um produto ou serviço é compensado no momento de sua venda. Por essa possibilidade de recuperar algum valor é que é importante fazer a apuração dos créditos dos tributos dos produtos e serviços corretamente.

Como é possível economizar com impostos?

Assim, as empresas podem economizar — e muito — com contribuições futuras e ressarcimento de impostos pagos indevidamente. É preciso entender, no entanto, que nem todos os tributos pagos dão direito a esse retorno de recursos.

Quais são os impostos sobre o seu produto?

Todos os materiais que são comprados para produzi-los, como pregos, espuma, couro e tecidos são tributados. Logo, você registra esses impostos sobre cada um desses itens, gerando uma forma de crédito para o seu negócio. Entretanto, se na saída do seu produto ele é tributado com alíquota 0%, você não terá débito a recolher.

Postagens relacionadas: