Como funciona o Ensaio de CBR?

Índice

Como funciona o Ensaio de CBR?

Como funciona o Ensaio de CBR?

Ou seja, um CBR de 15% significa dizer que determinado solo tem 15% da resistência à penetração necessária para penetrar a brita padronizada, por exemplo. Por consequência, quanto maior é o CBR, maior será a resistência do solo.

Como fazer o Ensaio CBR?

O Ensaio é dividido em 3 fases principais sendo:

  1. Compactação do corpo de prova: Os corpos de prova, comumente 5, são compactados com energia de compactação normal (12 golpes/camada) ou intermediaria (26 golpes/camada) ou modificada (55 golpes/camada) sendo 5 camadas necessárias. ...
  2. Expansão: ...
  3. Resistência à penetração:

Como calcular o índice de suporte Califórnia?

Para determinação do Índice de Suporte de Califórnia usou se a equação ISC = [((pressão calculada)/(pressão padrão)). 100] também fornecida pela NBR 9895 (ABNT, 1987).

Qual a diferença entre Proctor e CBR?

No Ensaio de CBR ou ISC é medida a resistência à penetração de uma amostra saturada compactada pelo método Proctor.

O que significa a sigla CBR em pavimentação?

Por definição, CBR expressa a relação entre a resistência à penetração de um cilindro padronizado numa amostra do solo compactado e a resistência do mesmo cilindro em uma pedra britada padronizada.

Como é feito o Ensaio de granulometria?

O ensaio granulométrico é realizado por peneiras que com determinada abertura possibilitam realizar uma curva granulométrica. Os principais produtos de laboratório utilizados no ensaio granulométrico são: balança analítica de precisão, almofariz e pistilo, jogo de peneiras granulométricas e agitador de peneiras.

Postagens relacionadas: