Qual a base de cálculo do adicional de periculosidade?

Índice

Qual a base de cálculo do adicional de periculosidade?

Qual a base de cálculo do adicional de periculosidade?

Ouça em voz altaPausarDiferente da insalubridade a periculosidade não tem grau ou um valor específico. Para descobrir o valor do adicional basta fazer o cálculo da porcentagem de 30% com base no salário do colaborador.

O que incide na periculosidade?

Ouça em voz altaPausarO trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% incidente sobre o salário-base, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

Quem tem direito a adicional de periculosidade?

Ouça em voz altaPausarQUAIS TRABALHADORES TEM DIREITO A RECEBER O ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE? O Adicional de periculosidade é devido quando houver envolvimento do empregado com atividades perigosas tais como; contato permanente com explosivos, inflamáveis e energia elétrica em condições de risco elevado (art. 193 da CLT).

Quais encargos incidem sobre o adicional por periculosidade?

Ouça em voz altaPausarO adicional de periculosidade também deve integrar a folha de pagamento. O valor corresponde a 30% do salário-base do funcionário, sem contar acréscimos (gratificações, prêmios, participações nos lucros) nem descontos (como o INSS). ... O percentual de 30% é fixo e aplicável a todo empregado enquadrado nas áreas de risco.

Como calcular o adicional de periculosidade?

Adicional de Periculosidade | Veja Como Calcular Atualizado! Adicional de Periculosidade é um adicional de 30% sobre o salário base do empregado, sem contar gratificações, participações em lucros e resultados (PLR) ou de prêmios. Baixe AGORA o E-BOOK GRÁTIS de CÁLCULOS TRABALHISTAS Recheado de Exemplos!

Como é caracterizada a periculosidade?

Entrando na especificação técnica da periculosidade, o artigo 195 da CLT diz que ela (assim como a insalubridade) será caracterizada através de perícia a cargo de um engenheiro do trabalho registrado no MTE. Caso exista alguma empresa ou sindicato interessado, a realização de uma perícia pode ser solicitada.

Qual o salário base de um profissional de periculosidade?

Seu salário base, ou seja, sem as ajudas de custo, benefícios e devidas premiações, é de R$ 1.500 reais mensais, sem considerar os descontos de INSS e outros que possa vir a ter em folha. Nestas circunstâncias, qual é o adicional de periculosidade a ser recebido por este profissional? ADICIONAL DE PERICULOSIDADE -> 1.500 x 30% = 450

Como o adicional de periculosidade faz parte da Folha de pagamento?

O adicional de periculosidade também faz parte dos cálculos da folha de pagamento e o gestor de recursos humanos precisa discriminar esse pagamento que incide sobre 30% do salário base do trabalhador sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações no lucro da empresa.

Postagens relacionadas: