Como fazer análise de oxigênio dissolvido?

Índice

Como fazer análise de oxigênio dissolvido?

Como fazer análise de oxigênio dissolvido?

Podemos medir oxigênio dissolvido através de iodometria, colorimetria, métodos eletroanalíticos, e luminescência.

Como calcular o oxigênio dissolvido?

O oxigênio dissolvido, ou seja, a quantidade de O2 presente na água, pode ser determinado de forma simples com a ajuda de um instrumento de medição, o Medidor de Oxigênio Dissolvido. O aparelho obtém essa medida ao entrar em contato com a amostra analisada. Existem dois tipos de sonda, a polarográfica e a galvânica.

Por que o oxigênio é dissolvido na água?

Isso porque a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) na água está diretamente ligada à sobrevivência de espécies aquáticas, já que é responsável por promover a respiração branquial dos peixes. Mas, para isso, é necessário fazer a medição de forma correta e com os instrumentos adequados.

Qual a quantidade de oxigênio presente na água?

A quantidade de oxigênio presente na água em condições normais, depende da temperatura, da quantidade de sais presentes e da pressão atmosférica. A solubilidade dos gases aumenta com a diminuição da temperatura e aumento da salinidade.

Por que o medidor de oxigênio dissolvido à prova d’água?

E uma das vantagens é que a maioria dos modelos, como o Medidor de Oxigênio Dissolvido de Bolso à Prova d’Água – DO Eco, possuem tela com display digital, o que facilita bastante a leitura!

Postagens relacionadas: