Como tratar e transportar resíduos sólidos?

Índice

Como tratar e transportar resíduos sólidos?

Como tratar e transportar resíduos sólidos?

Os tipos de tratamento mais comum são: reciclagem, biodigestores, compostagem, aterro sanitário e incineração. O transporte dos resíduos sólidos só pode ser feito por uma empresa cujo licenciamento ambiental prevê este tipo de atividade e que apresente regularidade mediante as todas as exigências legais.

Por que o descarte de resíduos?

Entre alguns dos benefícios deste procedimento estão, além da preservação ambiental, a redução de resíduos em aterros sanitários, a reciclagem energética e a destruição da matéria orgânica do lixo.

Onde são descartados resíduos sólidos?

Aterros sanitários O aterro sanitário é o local adequado onde o lixo deve ser depositado e descartado. Em linhas gerais, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, apenas os resíduos sólidos que não podem ser reutilizados ou reciclados devem ser destinados ou dispostos nesses locais.

Quais são os resíduos sólidos descartados?

Resíduos sólidos são todos os materiais descartados que chegaram ao fim de sua vida útil. Esses resíduos são produzidos por residências, estabelecimentos comerciais, industriais, hospitalares e instalações físicas em geral.

Como evitar o descarte de resíduos?

Muitos também podem ser inflamáveis, trazendo riscos de incêndio. Por fim, lembramos que as proporções do perigo podem se ampliar caso os rejeitos cheguem a rios, mares ou lençóis freáticos, pois se espalharão ainda mais. É essencial se conscientizar e realizar o descarte de resíduos de forma correta.

Como separar resíduo de descarte?

Separar esses itens de acordo com suas características e seus níveis de risco é essencial para a segurança e a qualidade do descarte. Afinal, cada tipo de resíduo exige certas particularidades em seu tratamento, sua coleta e seu destino.

Qual a quantidade de resíduos sólidos por dia?

Existe uma estimativa que aponta que cada pessoa produz em média 1.3Kg de resíduos sólidos por dia. Diante da urgência em emitir menos poluentes ao planeta, surgiu a Politica Nacional dos Resíduos Sólidos. Dentre as determinações, ficou estabelecido um prazo de, até 2020, para que os Estados eliminem definitivamente, os lixões.

Por que ainda engatinhamos em resíduos sólidos?

O que os estudos e pesquisas realizados pelo Brasil apontam é que ainda engatinhamos na gestão correta dos resíduos sólidos com 71% dos munícipios brasileiros descartando os seus resíduos e rejeitos de forma inadequada, seja em lixões ou aterros controlados.

Postagens relacionadas: