Como é realizado o exame de laringoscopia?

Índice

Como é realizado o exame de laringoscopia?

Como é realizado o exame de laringoscopia?

O exame é realizado sob anestesia tópica e sedação leve (quando necessário) com um aparelho flexível, que é introduzido preferencialmente pelo nariz, sendo examinadas, gravadas e fotografadas as estruturas de transição da rinofaringe, orofaringe e laringe.

Para que serve exame laringoscopia?

A laringoscopia é uma ferramenta útil no diagnóstico de lesões orgânicas ou funcionais localizadas na cavidade oral, oral, orofaringe, hipofaringe, laringe e cordas vocais.

Onde fazer uma laringoscopia?

A Laringoscopia é um exame realizado com anestesia local e com o objetivo de avaliar estruturas da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe, laringe, onde se localizam as pregas vocais, e início de traquéia. É realizada rotineiramente no consultório médico otorrinolaringológico, não necessitando internação.

Quanto tempo dura uma laringoscopia?

O paciente pode permanecer sentado enquanto o exame é realizado, sendo que ele dura geralmente 10 minutos ou até menos, mas com uma variação dependendo daquilo que precisa ser feito.

Qual é o exame que realiza para ver a garganta?

Principais exames para nariz, ouvido e garganta

  • 1) Vídeoendoscopia da deglutição (FEES)
  • 5) Otoemissões Acústicas.
  • 6) Impedanciometria.
  • 8) Audiometria tonal e vocal.

Precisa de jejum para laringoscopia?

O exame de laringoscopia não exige grandes preparos anteriores, a não ser o jejum de oito horas que deve ser feito. Contudo isso, de certa forma, não impede que o paciente faça suas atividades diárias.

Qual a diferença entre laringoscopia e videolaringoscopia?

Videolaringoscopia é usado pelo médico para ver a laringe diretamente. É uma forma de laringoscopia indireta. A Laringe é vista com a ajuda de uma fibra óptica ou laringoscopio digital que é inserida pela boca ou nariz. Ela é realizada por otorrinolaringologista na Otoface.

Precisa estar em jejum para fazer videolaringoscopia?

Não é necessário sedação, jejum ou a presença de acompanhantes, e geralmente o já sai do consultório com o resultado em mãos. O exame é realizado por meio de um aparelho endoscópico acoplado em um sistema de vídeo. Isso permite que sejam observadas e gravadas imagens do caminho percorrido para análise posterior.

Quando fazer uma laringoscopia?

Para quem é indicada?

  1. Rouquidão ou disfonia prolongadas;
  2. Tosse crônica ou acompanhada de sangue;
  3. Dificuldade/dor para engolir ou mastigar;
  4. Surgimento de aftas com frequência;
  5. Refluxo gastroesofágico;
  6. Dor de garganta crônica;
  7. Suspeita de câncer;
  8. Tabagismo crônico;

Quando a laringoscopia é indicada?

A Laringoscopia pode ser usando para os casos de tosse, pigarro, voz rouca, dores locais, dificuldade de deglutição alta, nódulos de pregas vocais, tumores e para o acesso para intubações difíceis.

Postagens relacionadas: