Como construir o gráfico de uma função modular?
Como construir o gráfico de uma função modular?
Portanto, para montar o gráfico de uma função modular, basta adotar alguns valores para x e aplica-los à função f(x) = | x |, de forma a obter os seus respectivos valores em y.
Como descobrir uma função modular?
Uma função modular apresenta o módulo na sua lei de formação. Isso significa que o módulo ou valor absoluto de um número real x, representado por |x| é dado pela função f(x) = | x |, nas condições que: x, se x maior ou igual 0 e -x, se x menor que 0.
O que é função modular F ir ir?
A função modular é uma função que apresenta o módulo na sua lei de formação. Essas características decorrem da definição de módulo. O módulo presente na lei da função faz com que a parte do gráfico que se localiza abaixo do eixo x “reflita” no momento em que toca o eixo x.
Qual o formato da função modular?
Mas no caso da função modular, é muito provável que somente com 2 ou 3 pontos aleatórios, seja difícil representar exatamente o formato característico da função, uma espécie de “v”, como o que vemos na figura acima. Por isso, é interessante adotar sempre valores de x que sejam positivos, negativos, e claro, o próprio número zero.
Como é definida uma função modular?
Uma função modular pode ser definida como, em que: O domínio da função modular é o conjunto dos números reais, já a imagem é o conjunto dos números reais não negativos. Isso significa que para qualquer valor de x, o valor calculado de f (x) será um valor maior ou igual a zero.
Será que a definição de uma função modular é muito parecida?
Reparando agora na sentença apresentada no quadro, nós vemos que a definição de uma função modular é muito parecida com a definição de módulo real em si.
Qual a função do gráfico?
Isso significa que a função é uma reta crescente, , para valores maiores que 2, intercepta o eixo das abscissas no ponto , e é uma reta decrescente, , para valores menores que 2. Outra forma de construir o gráfico é atribuir valores para x e calcular f (x).