Como é feito o exame de angiografia Fluoresceínica?
Índice
- Como é feito o exame de angiografia Fluoresceínica?
- Quanto custa o exame de angiografia?
- Para que serve o exame de angiografia fluorescente?
- Que exame é retinografia colorida?
- Como é o exame de retinografia ocular?
- Como fazer a retinografia?
- Como fazer o exame de retina?
- Por que é normal que o médico solicite uma retinografia?
Como é feito o exame de angiografia Fluoresceínica?
Como o exame é realizado? Para a realização do exame, é necessário aplicar colírios específicos para dilatar a pupila e injetar fluoresceína sódica, uma espécie de contraste especial, na veia do paciente. Após alguns segundos, o contraste é conduzido do sistema venoso à circulação arterial, atingindo o globo ocular.
Quanto custa o exame de angiografia?
O preço da angiografia cerebral depende de aspectos como região do país, clínica em que é realizada, etc. Por isso, seu preço pode variar de R$2000 a R$4000 reais. Também pode ser realizada gratuitamente pelo SUS, quando há indicação médica.
Para que serve o exame de angiografia fluorescente?
É um exame de curta duração que auxilia na identificação e no diagnóstico de lesões ou anomalias na retina. Indicado para pacientes com retinopatia diabética, oclusões vasculares retinianas, alterações na retina por hipertensão arterial, alterações da mácula (DMRI, por exemplo), tumores oculares e trombose.
Que exame é retinografia colorida?
O que é: Retinografia é uma técnica de exame que consiste em observar e registrar fotografias da retina, do nervo óptico é o exame de todo o fundo do olho.
Como é o exame de retinografia ocular?
No exame de retinografia ocular as imagens obtidas estão a cores e em alta resolução, permitindo desta forma ver com detalhe todo o fundo ocular (veja fotos superiores). Como as imagens captadas são obtidas a cores, o exame é, por vezes, também conhecido como retinografia colorida.
Como fazer a retinografia?
A retinografia serve para documentar a retina para comparação futura ou para mostrar para o paciente o que o médico viu durante o exame. Para realizar o exame o paciente tem as pupilas dilatadas e o médico ou técnico usa uma câmera especial para fazer a fotografia.
Como fazer o exame de retina?
Para realizar o exame o paciente tem as pupilas dilatadas e o médico ou técnico usa uma câmera especial para fazer a fotografia. Exemplo de retinografia convencional: Alguns aparelhos mais modernos permitem fotografar maior área da retina, como percebemos na imagem abaixo:
Por que é normal que o médico solicite uma retinografia?
Porém, quando o médico percebe que há algo para se investigar mais a fundo, é normal que ele solicite um exame mais detalhado como a retinografia. Se o problema encontrado for na retina ou no nervo óptico, é normal que o seu oftalmologista te solicite uma retinografia, mas, não se assuste!