Como extrair o extrato de cúrcuma?
Como extrair o extrato de cúrcuma?
A extração de oleoresina de cúrcuma usando solventes orgânicos como metanol, etanol, acetona ou dicloro-etileno, dá rendimentos entre 8 e 13 %. A acetona apresenta os melhores resultados, e como o etanol, é o solvente mais usado na indústria [8, 12].
Como armazenar pó de cúrcuma?
Armazene o pó de cúrcuma em um pote de vidro com uma tampa bem vedada. Mantenha-o armazenado longe da luz solar direta. O pó de cúrcuma armazenado da forma correta pode durar até dois anos. A raiz fresca inteira de cúrcuma pode ser adquirida em lojas especializadas em alimentos indianos ou asiáticos.
Como ferver a cúrcuma?
A cúrcuma possui grande quantidade de pigmentos e pode facilmente manchar as mãos. Caso você não projeta sua pele, as manchas podem permanecer mesmo após a lavagem, durando até uma semana. Ferva a raiz de cúrcuma em uma panela com água fresca por 45 minutos. O processo de fervura é chamado de cura.
Qual a origem do pó de cúrcuma?
O pó de cúrcuma é derivado da raiz da planta Curcuma longa. Na Índia, a cúrcuma é chamada de haldi. Esse pó é usado como tempero e como um suplemento erval em todo o mundo.
Como conservar a cúrcuma em um pote hermético?
Guarde a cúrcuma em pó em um pote hermético. A cúrcuma guardada durará um ano, ou até mais. Guardar a cúrcuma em um pote hermético para usar depois é a melhor maneira de mantê-la fresca. Experimente usar um jarro de vidro, um pote de plástico ou um pote de papinha vazio que já foi lavado e seco.